4 segredos de como otimizar o espaço do seu apartamento

Calma! Não precisa mais reclamar do tamanho do seu apartamento, nem ficar se lamentando com as visitas de como desejaria ter mais espaço. Afinal, áreas que não são bem aproveitadas, mesmo que amplas, jamais satisfarão. Por isso, enxergar sob outro ângulo cada espaço, saber valorizá-lo e realçá-lo é um dos segredos para dar um fim no descontentamento. Veja como!

Sala de apartamento compacto decorado

1 – Desconstrua os ambientes

Sair da zona de conforto é um passo importantíssimo para conseguir otimizar seu apartamento. Sendo assim, tente olhar para seu imóvel como um espaço vazio, no qual ainda será decidido o lugar de cada cômodo, assim como a posição da mobília para salas e quartos pequenos.

Essa também é uma boa oportunidade para colocar em prática aquele Home Office que você tem sonhado ou aquela área para meditação, por exemplo.

2 – Invista no mesmo piso

O que antes era visto como falta de criatividade, hoje, não passa de um truque de esperteza e bom gosto: aplicar o mesmo piso nos ambientes, ou seja, em salas, corredores e quartos. Essa estratégia criará uma sensação de continuidade, dando a falsa impressão de que os espaços são mais extensos.

Para tanto, tome cuidado ao escolher o piso, dando preferência aos modelos mais neutros, como porcelanatos de cores sóbrias ou o vinílico em tom de madeira natural, por exemplo.

3 – Opte por revestimentos e acabamentos que conversem

A impressão de unidade é essencial para assegurar um visual mais leve e equilibrado. Dessa forma, procure colocar nos ambientes revestimentos e acabamentos semelhantes ou que conversem, destacado para banheiros pequenos

Assim, se você escolheu o MDF como acabamento na sala, na área da TV, como aparador e como nichos, na cozinha aposte num armário ou numa bancada de mesmo material ou seguindo o mesmo tom.

4 – Mais leveza, por favor!

Apartamentos compactos pedem leveza, mas isso não quer dizer que se você tem um estilo mais arrojado, não possa colocar seus traços na decoração. Pelo contrário, sua personalidade deve estar presente em cada cantinho!

Cores claras e neutras, móveis compactos e em menor quantidade, poucos objetos decorativos e materiais mais clássicos, como madeira, vidro e espelho, são alguns dos itens que fazem parte da criação dessa leveza.

No entanto, é possível sim colocar mais cor, inclusive, bem marcante, contar com um móvel mais exótico e com um design despojado. Contudo, é preciso não exagerar na dose! Afinal, você quer que seu espaço esbanje charme, aconchego e que seja, literalmente, bem maior do que é, não é mesmo?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *