5 cuidados para se ter uma cozinha prática e funcional

Seja para uma apaixonada pela arte culinária, que passa uma pequena parte do tempo na cozinha ou para uma dona do lar, que dedica uma boa parcela do seu dia nesse cômodo, a cozinha precisa oferecer mais do que beleza estética. Ela deve ser funcional e eficaz! Para isso, é necessário atentar-se a alguns cuidados! Conheça-os!

1 – Planeje bem a cozinha para evitar o estresse diário
É natural desejar uma cozinha fabulosa com revestimentos de encher os olhos, eletrodomésticos supermodernos e uma mobília com um design singular. No entanto, de nada adiantará esse show de beleza, se a sua cozinha não lhe oferecer conforto e não for funcional, afinal, será na correria do dia a dia que você sentirá falta de um espaço mais prático e eficaz.

Por isso, antes de escolher os itens que farão parte da sua cozinha, procure pensar na rotina da família, como facilitar suas tarefas diárias, o que realmente é necessário, o que será utilizado com maior frequência e por aí vai. Assim, você estará assegurando que o seu dia renda mais, além de evitar o estresse durante a permanência no ambiente.

cozinhas modernas

2 – Considere a área disponível e saiba aproveitá-la
E não adianta ficar se iludindo ou reclamando, que a área da sua cozinha não crescerá da noite para o dia. Entretanto, sabendo aproveitar inteligentemente cada espaço é possível ter uma cozinha que atenda a todas as suas necessidades e, ainda, que garanta bem-estar e conforto.

Logo, o segredo é otimizar o ambiente, acomodando cada elemento de forma mais apropriada. Para dar uma mãozinha, meça os eletrodomésticos existentes e vá testando a melhor maneira de ganhar espaço, além de assegurar que a disposição de cada peça facilite sua rotina.

3 – Capriche na quantidade de armários e prateleiras
A maioria das reclamações está voltada para a falta de espaço em armazenar os utensílios de cozinha e os mantimentos. Isto, porque boa parte das pessoas costuma se apegar apenas ao design dos móveis, deixando de averiguar outros itens essenciais. Por exemplo, antes da aquisição de qualquer armário é fundamental observar se o tamanho do móvel é proporcional à cozinha. Atente-se à altura, ao comprimento e à profundidade.

cozinhas

Opte por modelos com compartimentos alongados com porta basculante, já que permitem guardar peças maiores. Gaveteiros mais amplos, inclusive, são excelentes. Já, nas áreas livres invista em prateleiras e nichos: não atrapalham a circulação no ambiente e ainda, são bons aliados da organização.

4 – Atente-se às instalações
Uma das situações mais desgastantes é ter que utilizar um eletrodoméstico, mas não dispor de tomada ou, então, precisar acomodar o aparelho num local mais distante, dificultando suas tarefas, não é verdade?! Por isso, para não passar nervoso, capriche na quantidade de tomadas! Além disso, procure instalá-las em alturas que facilite sua rotina.

Por falar em altura, outro cuidado importante é a instalação da torneira. Verifique o espaço entre a cuba e a torneira, garantindo que haja uma boa área para lavar a louça, de modo que ao manusear peças maiores, estas não fiquem batendo na torneira. Logo, colocá-la num ponto mais alto é o recomendado!

5 – Eletrodomésticos mais compactos e com mais funcionalidades
Embora, o design dos eletrodomésticos esteja surpreendendo, o ideal é evitar sua exposição, principalmente, no caso de cozinhas integradas. Além disso, em cozinhas com menor extensão, os modelos compactos e com outras
funcionalidades são os mais indicados, já que tomam menos espaço e, ainda, dão um visual bem moderno ao ambiente.

cozinhas minimalistas

Desse modo, se possível, dê preferência ao cooktop, o qual poderá ser colocado sobre a bancada da pia ou da ilha e ao micro-ondas que também exerce a função de forno, por exemplo. Apesar de apresentarem um custo mais elevado, os benefícios oferecidos compensam o gasto, já que otimizam o espaço, atendem as necessidades diárias e dão uma cara mais arrojada à cozinha.

Mais Ambientes Decorados...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *