Banheiros decorados e dicas para espaços menores

Sonhamos com aqueles banheiros decorados e cheios de classe, bem relaxantes e amplos, não é verdade?! Mas será que não está na hora de transformar esses sonhos em realidade? Calma! Você não precisará se mudar para ter um banheiro mais espaçoso, no entanto, bastam alguns ajustes e aplicações adequadas para ter um ambiente superconfortável, mais funcional e charmoso, que você até se esquecerá do quanto ele era pequeno! Vamos lá?!

banheiro-decorado
JP Walters Design

Estude o espaço

Procure analisar bem o seu banheiro, atentando-se ao formato, tamanho e pé-direito, de modo que cada cantinho seja bem utilizado. Para ajudar, faça um rascunho com as medidas do ambiente. Meça todas as peças que deverão ser colocadas no espaço, como vaso sanitário, gabinete e box, por exemplo. E procure dispô-los no desenho, mas sempre considerando as dimensões necessárias para assegurar o seu conforto.

Analise, inclusive, as áreas livres disponíveis nas paredes, de modo a adaptar prateleiras e estantes.
Desse modo, seu banheiro ficará mais funcional e será mais bem aproveitado.

 

O tamanho e o modelo do box

É possível tomar um banho bem relaxante, mesmo num banheiro de tamanho reduzido. Para tanto, o recomendado é assegurar que a área do box possua, pelo menos, 90 cm de largura. Quanto ao modelo, dê preferência ao que apresenta porta de correr. Se a área for bem limitada, o box sanfonado também pode ser uma boa opção, já que se movimenta por meio de dobradiças. Além disso, priorize os modelos transparentes, já que reforçarão a sensação de amplitude.

 

O chuveiro e sua instalação

Até mesmo em banheiros menores é possível assegurar um banho realmente relaxante! Para tanto, escolha um bom chuveiro que ofereça uma boa pressão de água, como o pressurizado com espalhador grande, se possível. Já, quanto a sua disposição, atente-se ao fato de que a área do box deve ter em média, 90 cm de largura. Logo, é necessário respeitar essa medida, buscando centralizar o chuveiro. Assim, você não comprometerá seu conforto e nem a estética do espaço.

 

A posição do vaso sanitário e o seu modelo

Atualmente, é possível encontrar uma série de modelos de vasos sanitários com caixa acoplada mais compacta ou, ainda, com válvula na parede, mas num sistema mais moderno e arrojado do que de tempos atrás. Por isso, abuse dessas opções! Agora, na hora de decidir onde o vaso será instalado, o indicado é que seja colocado o mais longe possível da porta e que possua, aproximadamente, 20 cm livres, de cada lado. Já, a distância entre a parede oposta e a frente do vaso deve ter, pelo menos, 55 cm.

 

As bancadas mais indicadas e onde instalá-las

A área destinada ao lavatório é um dos pontos menos problemáticos. Isto, porque é possível contar com os móveis planejados, com a marcenaria e com a marmoraria, cujos serviços prestados oferecem soluções inteligentes e específicas. Geralmente, os melhores locais para instalação são: na mesma parede que se encontra a porta ou próxima a ela. Por falar em porta, priorize as de correr ou camarão, já que não exigem o raio de abertura que as convencionais.

Além disso, o ideal é optar por uma bancada compacta e rasa (a profundidade dependerá do espaço disponível e do tamanho da cuba) com, aproximadamente, 80 cm de comprimento. Embaixo, você poderá investir em prateleiras ou, se preferir, deixar o espaço livre.

 

O estilo da cuba e a sua disposição

Na escolha das cubas para decoração do banheiro, prefira os modelos mais compactos, em louça branca ou que sejam transparentes, já que esse último reforça a impressão de um espaço arejado e mais amplo. Além disso, tanto os modelos sobrepostos quanto os de encaixe podem ser aplicados em ambientes reduzidos. Caso a região seja muito estreita, aposte nas cubas ovais: elas oferecerão praticidade, funcionalidade e charme.

 

Prateleiras e nichos

Por fim, para assegurar a organização e funcionalidade na decoração do banheiro, invista em prateleiras ou nichos no canto das paredes, acima da bancada da pia ou do vaso sanitário. O nicho embutido, inclusive, é perfeito, principalmente, na região do box, já que evitará aquele estresse de ficar esbarrando em suportes e produtos de beleza. Garanta seu bem-estar e a estética do espaço!

Modelos de banheiros decorados

Selecionamos algumas imagens de banheiros decorados, alguns pequenos e outros nem tanto, mas todos com um requinte bacana. Esperamos que goste e tire algumas ideias legais para aplicar no seu.

Confira também: + 15 Banheiros pequenos decorados

azulejos-para-banheiros-decorados
Sheila Rich Interiors  Foto: Peter Rymwid
gabinete-tapete-para-banheiro
G. lyniswood Interiors
banheiro-pequeno-com-pastilha
Camilla Molders Design

banheiro-azulejo-escuro

banheiro-moderno-decorado
Chris Jovanelly
banheiros decorados-moveis modernos
Coddington Design  Foto: David Duncan Livingston
banheiro-simples-pequeno
Sustainable Home

banheiro-deocracao-moderna

gabinete-banheiro
Avalon Interiors
pastilha-decoracao-banheiro
Fap Ceramiche
banheiro-decorado-pequeno
Sustainable Home
banheiro-branco-moderno
Joseph Parisi Interiors
banheiro decorado-marmore
Toronto Interior Design Group

banheira-banheiro

Confira: Banheiros pequenos decorados,  Banheiros com pastilhas, Banheiros modernos

 

Um comentário em “Banheiros decorados e dicas para espaços menores

  • 16 de abril de 2015 a 5:50 PM
    Permalink

    Lindos seus banheiros , adoreiabracos

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *