Como deixar o quarto de criança mais funcional

Que elas têm energia de sobra, isto já sabemos! Por isso, acompanhar o ritmo desses pequenos nem sempre é uma missão muito fácil, não é verdade?! Ainda mais, quando é preciso dar conta, inclusive, da bagunça que a criançada costuma fazer. No entanto, deixar o quarto de criança mais funcional ajudará a render o seu dia e, ainda, incentivará o seu filho a cuidar das próprias coisas! Então vamos lá?!

6 formas de deixar o quarto de criança mais funcional

1 – O primeiro passo…

É importante criar no quarto infantil uma esfera mais convidativa, acolhedora, divertida e que a criança se sinta bem no ambiente.

E isso inclui: um espaço arejado, confortável, mais funcional e bem arrumado. Ops! “Arrumado”?! Parece até impossível associar essa palavrinha com os pequenos, não é mesmo?! Mas saiba que é superviável, além de fundamental.

Para isso, é necessário estimular o hábito da criança em manter tudo organizado. Leva tempo e exige persistência, mas seja firme, que valerá a pena! No futuro, ele saberá valorizar e cuidar das próprias coisas, além de criar maior consciência sobre a importância da organização.

2 – Criando um cenário agradável

Não se esqueça que se trata de uma criança! Por isso, procure compor um cenário que encante e que desperte boas sensações no seu anjinho.

Uma das formas de acertar na decoração do quarto é levando em consideração a opinião da criança, como, por exemplo, a cor preferida e os personagens que o motiva. Tendo essas informações, capriche no revestimento da parede, através de adesivos de parede ou, então, da própria pintura.

Desse modo, ficará mais fácil de criar uma atmosfera que realmente seja a cara do seu filho, além de incentivá-lo a cuidar melhor do seu cantinho mágico.

quarto-infantil-decorado-tema-nautico

3 – Opte por poucos móveis

É essencial que a criança tenha espaço para realizar suas tarefas escolares e para brincar, é claro! Sendo assim, prefira inserir uma quantidade reduzida de móveis, os quais serão o suficiente para manter o ambiente mais arejado e funcional, como cama, criado-mudo, armário, mesa de estudo e cadeira, por exemplo.

Para reforçar a organização, conte com prateleiras e nichos! Eles são coringas e ideais, inclusive, em quartos compactos.

4 – Invista em móveis multifuncionais

Além de otimizar o espaço, os móveis multifuncionais são perfeitos para armazenar objetos e, logo, ajudam a deixar o cômodo mais arrumado. Um dos modelos prediletos é a beliche multifuncional: a sua estrutura é feita de armários estreitos, gaveteiros e demais compartimentos, os quais dão um toque decorativo bem moderno, além de ser um aliado para guardar brinquedos e acessórios. É  excelente para que o quarto de criança fique super organizado.

Há, inclusive, armários que possuem na sua parte interna uma bancada adaptada para estudo. Permitindo ficar fechada, quando não utilizada. Abuse desse tipo de móvel!
modelos-camas-quarto de criança
5 – Como manter tudo no seu devido lugar

Pode confessar: às vezes, nem mesmo você sabe de onde saíram tantos brinquedos, não é verdade?! E se deixar um dia sem guardá-los, não se pode mais visualizar o chão do quarto! Até a criança perde a noção dos brinquedos que possui, em meio a tanta bagunça.

Para resolver esse problema em um quarto de criança, invista em caixas organizadoras! Você poderá optar pelas transparentes, de modo a enxergar os objetos armazenados ou, então, apostar nos modelos coloridos. No entanto, nesse último caso, coloque uma etiqueta com identificação: isto adiantará bastante, principalmente, quando seu pequeno cismar por um brinquedo específico.

6 – Facilite o acesso dos itens mais utilizados

Assim como nós, os adultos, as crianças também têm a sua fase, ou seja, de terem seus brinquedos preferidos, os mais utilizados do momento. Logo, guardá-los em caixas pode ser um pouco estressante, já que elas terão de ser retiradas com frequência.

Desse modo, para facilitar um pouco, prefira expor esses brinquedos em prateleiras ou, ainda, em cestos pendurados na parede. Assim, a criançada poderá pegar e guardar sempre que desejarem! Caso haja um bom espaço no quarto, vale colocar uma estante compacta ou uma bancada mais baixa com divisórias: o quarto ficará bem charmoso e mais prático!

Gostou Das Dicas? Compartilhe Com Seus Amigos

Mais Ambientes Decorados...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *