Você estuda da forma correta? Veja como organizar os estudos em casa

Descubra o que pode estar tornando seu estudo improdutivo ou desgastante.

Estudar é uma habilidade que depende não só do nosso estímulo, mas tem uma ligação direta com o ambiente de estudos. Na hora de estudar, muita gente vai para a sala e tenta se concentrar nos estudos com a televisão ligada. Há quem não goste do estudo no ambiente escolar, mas que, por outro lado, não consegue abster-se de seus pensamentos ao tentar focar nos estudos. Essas são apenas algumas das centenas de fatores impedidores que atrapalham tanto a absorção do conteúdo como sua prática. O fato é que hoje, com tantas distrações, estamos nos tornando cada vez mais concentrados e isso acaba sendo prejudicial em momentos onde precisamos ter foco, como é o caso de qualquer aprendizado.

estudar

Estudar de forma incorreta compromete o aprendizado e pode frustrar tanto o aluno que ele começa a achar que não nasceu para aquela área. O estudo é algo que exige mais do que apenas um hábito. No artigo de hoje, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo a estudar de forma muito mais produtiva e prazerosa.

1. Durma bem
A primeira coisa que precisamos saber quando estamos falando de concentração é que uma mente cansada, estressada ou ansiosa dificilmente consegue absorver bem um conteúdo. O sono é fundamental para nossa saúde física e mental e, sem ele, o funcionamento de seu cérebro fica comprometido. Por isso, durma na hora certa! Outra dica é experimentar meditar por 20 minutos antes dos estudos. A prática milenar do oriente já é praticada em empresas e escolas do ocidente e, comprovadamente, ajuda a mente a se aquietar e melhora o foco. Isso porque a meditação nos traz para o presente e nos ajuda a manter o foco no que importa.

2. Horários de estudo e prática
Você pode estudar, por exemplo, entre uma e quatro horas por dia, dependendo do tipo de conteúdo e de suas necessidades. O ambiente precisa ser calmo, confortável, arejado e com boa iluminação. O ideal é dar uma pausa de 10 minutos a cada hora de estudo – levantar, alongar-se, beber água e caminhar pela casa. Além de estudar, é importante também praticar o que você absorve. Isso pode ser feito através da Preply – https://preply.com/pt/skype/professores–fisica. Nessa plataforma online, o aluno encontra um professor online de física, matemática, espanhol, música e outras disciplinas, podendo exercitar o que sabe.

3. Entenda e não memorize
Sabe aquela história de que a decoreba serve para um teste? Então, ela não deixa de ser verdade, mas trata-se de uma enorme perda de tempo, uma vez que o aluno irá esquecer-se de tudo o que aprendeu na mesma velocidade. Aprender e, principalmente, fixar o que se absorve leva tempo e esforço. Lembre-se de que, se você quer se tornar um bom profissional ou ficar fluente em um idioma, é o conhecimento que irá te diferenciar dos demais e isso só pode ser conquistado através das práticas. Portanto, estude menos, mas estude por mais tempo. Assim, você absorve o que sabe de forma completa e saberá atuar com total plenitude.

decoração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *