Porta blindada: descubra a sua funcionalidade

A blindagem de edifícios é um fator muito importante para manter a segurança da sua residência ou estabelecimento.

Não basta apenas ter câmera de monitoramento, vigilantes ou até vidros blindados, é imprescindível que a sua porta também esteja blindada.

A razão disso se deve ao fato de ser muito simples arrombar uma porta tradicional utilizando chutes, marretas, pé de cabra, furadeiras, chave mestra, ou até de uma tentativa mais brusca como armas de fogo.

Sem contar que a porta é o meio principal para entrar em sua casa, por isso é muito importante blindá-la.

Além disso, a porta blindada é bastante utilizada em guaritas, caixa lotérica, cabines, bilheterias, como um meio eficiente contra agressores e garantido que a polícia possa ser acionada a tempo.

porta blindada fechadura Porta blindada: descubra a sua funcionalidade

Características da porta blindada

Mas antes de escolher uma porta blindada, é importante conhecer algumas das suas características.

A porta blindada é formada por aço-carbono e conta com um sistema de anti-intrusão, garantido não somente a resistência balística da porta contra ataques, mas a segurança contra arrombamentos.

Vale destacar que a blindagem da porta possui variações de resistência em níveis, como a I, II e III, e quanto maior o nível maior será a sua resistência.

Em relação ao sistema de anti-intrusão, a porta blindada possui diversos elementos que garantem a sua eficácia contra arrombamentos.

Desse modo, o seu sistema de anti-intrusão possui fechaduras com pinos de aço e os seus pontos de travamento podem ser formados por quatro, oito ou até vinte pinos de aço.

Além disso, a porta pode ser adaptada a diversos tipos de fechamentos, seja por meio mecânico ou eletromagnético, assim como pode ter um sistema de controle de acesso e automação para travar ou destravar a porta.

A porta blindada, também pode receber vários tipos de acabamentos, como pintura eletrostática, pintura com tinta epóxi ou aplicação fórmica.

Isso faz com que a porta se adeque bem ao gosto do usuário e ao ambiente e continue tendo a sua segurança.

Outro fator muito importante para escolher uma porta blindada é verificar se ela passou por testes balísticos realizados por instituições de referência, como o Exército Brasileiro, e se segue as normas e padrões de adequação para produtos blindados como a ABNT 15000.

Ademais, é bom saber se o vendedor desse produto possui uma equipe especializada e se emite certificados de aquisição de produtos blindados.

porta blindada seguranca Porta blindada: descubra a sua funcionalidade

Os benefícios da porta blindada

O principal benefício da porta blindada está na sua resistência balística e no sistema de anti-intrusão.

Esses elementos asseguram que você e outros usuários não sofram por nenhum tipo de infortúnio causado por terceiros. Isso é muito importante para se levar em conta para a sua residência, até porque ninguém deseja que algum mal aconteça com a sua família.

Também é muito útil para os estabelecimentos ou instituições. Essas portas evitam que esses locais tenham a sua mercadoria ou dinheiro furtada por agressores e pode ser mais eficaz que as câmeras de monitoramento ou os seguranças, pois as portas blindadas impedem diretamente a entrada que de alguma pessoa indesejada.

E não é à toa que a utilização das portas blindadas é considerada imprescindível para instituições bancárias, casas lotéricas, indústrias, entre outras.

Além disso, as portas blindadas podem ter a função de isolamento térmico e acústico, sendo esses aspectos bons para evitar que o ambiente esquente ou para uma sala que exija muita privacidade.

Outro benefício da porta blindada está na sua capacidade de resistir às chamas, isso evita que algum incêndio se alastre para outro cômodo e garante a segurança das pessoas.

Com essa leitura você teve um conhecimento da funcionalidade e utilidades das portas blindadas para projetos arquitetônicos.

Estamos no Google News
Mariana Oliver

Mariana Oliver

Mariana vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.