Quando usar aromatizador de ambiente

O aromatizador de ambientes é um item cada vez mais procurado pelas pessoas que desejam maior sensação de bem-estar no dia a dia.

Afinal, os óleos essenciais têm propriedades terapêuticas, que além de deixar a casa mais cheirosa, também pode contribuir para o conforto, aconchego e, consequentemente, qualidade de vida dos moradores.

Entretanto, ainda não são todas as pessoas que sabem usá-los da melhor maneira e existem diversas dúvidas sobre o assunto.

Portanto, pensando em te ajudar, preparamos este material em parceria com a Globank Imóveis, especializados em apartamentos para alugar em Montes Claros, para falar melhor sobre o aromatizador de ambiente e quando utilizá-lo em sua casa. Vamos lá?

O que é o aromatizador de ambientes?

Em resumo, o aromatizador de ambientes pode ser um aparelho ou um frasco com varetas, em que você coloca essência ou óleos essenciais misturados com um pouco de água para deixar o espaço mais cheiroso e promover as propriedades desejadas, de acordo com o óleo utilizado.

Quando falamos em aromatizador elétrico, essa é uma das formas mais simples de manter os cômodos sempre cheirosos e perfumados.

Para utilizá-lo, basta pingar algumas gotas do óleo desejado ou essência na superfície, colocar um pouco de água e ligá-lo na tomada.

Quando usar aromatizador de ambientes
Foto de Canva Pro

Mas, devemos lembrar que é importante checar se a voltagem do produto é a mesma da tomada em que ele será colocado.

Além disso, a quantidade depende do tamanho do cômodo e o aparelho é bem simples de limpar.

Já o aromatizador de varetas é outra ótima pedida. Geralmente o produto já vem com sua essência e basta colocá-la no frasco e colocar as varetas imersas no líquido.

De tempos em tempos é só virá-las ao contrário para potencializar o aroma.

Mas, independente do que escolher, ambos os tipos são excelentes para deixar sua casa sempre cheirosa e aconchegante.

Por que usar o aromatizador de ambientes?

É importante lembrar que o cheiro está diretamente ligado com nossa relação com o mundo a nossa volta.

Afinal, um certo aroma pode trazer à tona diversos tipos de memórias, induzir sentimentos e até mesmo combater estresse e ansiedade.

Sendo assim, quando você aromatiza um ambiente, é possível trazer boas vibrações e sensação de bem-estar.

Além disso, você também pode tornar seu lar mais aconchegante e caracterizado por determinados aromas, fazendo você se sentir sempre em casa e como se estivesse sendo abraçado pelos cheiros do local.

Quando usar o difusor de aromas?

É importante deixar claro que você pode usar o difusor de aromas nas mais diferentes situações de seu dia a dia, sendo que em cada uma delas terá uma sensação diferente.

Afinal, dependendo dos óleos e essências utilizados, os efeitos serão variados.

Por exemplo, uma das formas mais comuns de usar o aparelho é colocá-lo na tomada um pouco antes de dormir com óleo essencial de lavanda.

Difusor e aromatizador são a mesma coisa
Foto de Canva Pro

Isso porque, ela tem propriedades calmantes, que contribuem para um sono de melhor qualidade, além de ajudar a aliviar sintomas de ansiedade.

Obviamente, o óleo essencial não substitui o tratamento com um psicólogo, mas pode ajudar em determinados momentos.

Inclusive, muitas pessoas que sofrem com insônia relatam que ao usar o óleo essencial de lavanda conseguem dormir com mais facilidade.

Outra forma de usar o difusor de aromas é durante o trabalho. Isso porque, existem diversas opções que ajudam na concentração e produtividade, como o óleo essencial de capim-limão, hortelã-pimenta, cedro, etc.

Se você quer um banheiro mais cheiroso sem precisar utilizar perfumes artificiais, o aromatizador de ambientes de varetas ou elétrico é uma ótima pedida.

Afinal, eles são discretos e não ocupam tanto espaço no cômodo. Uma boa dica é usar óleo essencial ou essência de lemongrass, eucalipto, citronela e outros aromas mais refrescantes.

Vale lembrar ainda que quando receber convidados em casa, o óleo essencial de laranja doce ajuda a deixar o ambiente mais alegre, enquanto o de hortelã-pimenta estimula a comunicação.

Como usar o aromatizador de ambientes?

Como falamos, o difusor de ambientes pode ser usado de diferentes maneiras e isso irá depender do tamanho do cômodo em que ele será colocado.

Por exemplo, em espaços pequenos, basta pingar algumas gostas no aparelho e colocá-lo na tomada, tomando cuidado para não exagerar e causar desconforto olfativo nas pessoas que estão ali.

Inclusive, devemos deixar claro que quando usados da forma incorreta, os óleos essenciais podem causar dores de cabeça e outros problemas. Já em ambientes maiores, você precisa fazer alguns testes ao longo do tempo.

Isso porque, dependendo do aparelho, é possível aromatizar até 30 metros quadrados e se o espaço for maior, será necessário colocar mais difusores espalhados pelo local.

Então, agora que você sabe quando usar o aromatizador de ambientes e como fazer para usá-lo em cômodos de tamanhos diferentes, já pode comprar o seu difusor, óleos e essências.

Entre para receber dicas e tendências de decoração

Temos certeza que sua casa se tornará muito mais cheirosa e aconchegante.

Escrito por

Mariana Oliver

Mariana vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas.