10 cuidados com móveis de madeira

Móveis de madeira geralmente necessitam de um cuidado maior do que outros tipos de móveis.

Esses cuidados que incluem limpeza, polimento ou enceramento permitem que os móveis de madeira durem muito mais e tenham uma melhor aparência.

Um bom móvel de madeira agrega beleza a uma casa ou escritório.

A boa notícia é que a madeira natural geralmente não necessita de muita manutenção. Porém, quanto melhor se tratar os móveis de madeira, mais tempo eles irão durar, podendo até mesmo durar gerações.

A dica mais importante para os cuidados com os móveis é que se deve tirar o pó e dar brilho com cera de maneira regular.

No entanto, se você se pergunta, quais são os melhores métodos de cuidados com móveis e como manter diferentes tipos de madeira com a melhor aparência por mais tempo, leia as dicas a seguir.

moveis de madeira 10 cuidados com móveis de madeira

Sempre tenha em mente que o cuidado e a manutenção da madeira em móveis, na maioria das vezes, dependem do acabamento da peça.

Aqui estão 10 dicas de manutenção e cuidados diários e periódicos no tratamento da madeira.

Tenha cuidado com os móveis

Para evitar anéis de suor causados por copos em dias quentes e danos causados ​​pelo calor no geral, sempre use porta-copos ao colocar copos, canecas ou garrafas em mesas de madeira e nunca coloque alimentos quentes diretamente sobre os móveis sem a proteção de um pano ou algum outro tipo de material.

Use uma toalha de mesa para proteger sua mesa de jantar de derramamentos de alimentos e bebidas.

Evite danos causados pelo ambiente

Luz solar, calor, umidade e outros fatores ambientais podem causar estragos em sua madeira. Não coloque móveis na frente de janelas abertas ou lareiras utilizadas com frequência, pois a luz e o calor podem danificar e desbotar a madeira.

Assim como a chuva também pode danificar e apodrecer a madeira, dependendo do tipo.

Limpar a poeira com frequência

Ninguém gosta muito de tirar o pó, mas essa é uma das melhores maneiras de cuidar de seus móveis.

Partículas transportadas pelo ar podem formar uma camada fina de sujeira em cima da madeira que pode arranhar a superfície, além de deixar o móvel feio com aspecto sujo.

cuidados moveis madeira 10 cuidados com móveis de madeira

Mantenha a madeira sempre limpa

Muitas vezes, tirar o pó não é suficiente para limpar os móveis de madeira. Utilizar limpadores multiuso usados para passar no chão e em vidros também não é recomendado, pois, podem danificar o acabamento do móvel.

Caso haja uma mancha muito suja como de vinho ou tinta, mergulhe um pano em água que contenha detergente de pia suave, torça o pano bem e limpe gentilmente a área onde está a sujeira.

Certifique-se de enxaguar com um pano levemente úmido contendo apenas água e, em seguida, limpar com um pano macio e seco. Repetir o processo se necessário

Proteja sua madeira de produtos específicos

A maioria dos produtos e sprays comerciais contém substâncias que podem ser agressivas à madeira, como o petróleo ou óleo de silicone cujo foco é obter um acabamento fresco e brilhante, além de oferecer alguma proteção para a madeira do móvel.

Certifique-se de não usar muito esse tipo de produto, pois caso ocorra um acúmulo do produto em cima da sujeira pode criar uma camada opaca e pegajosa. Sempre polir bem ao usar produtos, ajuda a evitar esse aspecto indesejado.

Tratar desgastes no móvel

Mesmo sendo cuidadoso, móveis de madeira podem sofrer danos. Para pequenos cortes e arranhões, que acontecem no dia a dia, é recomendado utilizar produtos específicos para esse tipo de dano, que trabalham polindo a madeira suavemente.

Se o dano for mais grave e não puder ser tratado com polidores básicos e de fácil acesso, e você não estiver pronto para desistir do móvel, talvez seja necessário recorrer a algo mais drástico.

Como repintar a mobília, pintar uma peça de mobília danificada dará uma cara nova a ela, podendo ficar como nova.

Re-encere conforme necessário

Grande parte dos móveis de madeira vem com uma camada de cera protetora. À medida que essas peças envelhecem, pode ser necessário passar a cera novamente para manter esse aspecto de novo, além de proteger a peça.

Basta limpar a superfície antes de aplicar a cera no móvel e após aplicada, retirar o excesso com um pano ou esponja.

Evitar odores na madeira

Às vezes, as peças mais antigas desenvolvem um odor desagradável, especialmente se tiverem sido armazenadas em algum local que não seja o ideal para o móvel, como depósitos ou algum local muito fechado.

O ideal é polvilhar a superfície com bicarbonato de sódio e também colocar uma panela de carvão dentro das gavetas do móvel para absorver os cheiros que emanam de dentro.

moveis de madeira de qualidade 10 cuidados com móveis de madeira

Também é recomendado deixar a peça em uma área externa por alguns dias, de preferência em dias quentes e secos.

Outro fator que sempre está ligado à madeira e afeta os móveis em casa são os cupins. Pragas que podem destruir um móvel caso não se trate o problema adequadamente.

O primeiro passo para isso é através da identificação da infestação para o tratamento de descupinização em casa.

  • Procure pequenos buracos na madeira. Parecem pequenos furos feitos com pregos, é um sinal claro de cupins em móveis de madeira.
  • Fique de olho nos montinhos de poeira que aparecem perto da madeira, e excrementos de cupim cor de madeira ou asas em torno de áreas onde lascas ou rachaduras aparecem nos móveis.

Agora, vamos às dicas para o tratamento de cupins e como remover cupins da madeira.

Procurar ajuda profissional é sempre o mais indicado a se fazer. Pois o controle será feito de forma segura e eficaz.

Mas se a infestação não for grave, você pode se livrar de cupins em móveis de madeira com algumas dicas sobre tratamento para controle de cupins.

Além disso, essas dicas também mostram como se livrar dos cupins naturalmente de forma mais econômica.

Vinagre

 O vinagre deve ser diluído com a água em duas partes iguais. Aplicar a mistura na madeira afetada não só mata os cupins no local como também impede que novos cheguem no local enquanto o produto estiver agindo.

O vinagre também possui estimulantes benefícios para a madeira.

 Tratamento com óleos

O tratamento com óleos além de fazerem bem para a saúde da madeira, também podem ajudar a se livrar dos cupins

Os óleos de laranja e de cravo são muito eficazes para o tratamento de cupins em móveis de madeira, porém esses óleos funcionam quando a infestação ainda está pequena.

Esses óleos quando entram em contato com os insetos causam a morte deles rapidamente. Despeje esses óleos ou borrife-os repetidamente nas áreas afetadas com frequência para obter melhores resultados.

Estamos no Google News
Mariana Oliver

Mariana Oliver

Mariana vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.