Quarto de casal pequeno

Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, o momento mais esperado é a escolha da decoração, principalmente quando falamos do quarto de casal. Afinal, é um dos cômodos mais íntimos do apartamento e é importante que seja confortável, bonito, prático e aconchegante. Dessa forma, os moradores terão maior qualidade de vida no dia a dia, assim como bem-estar em meio à rotina corrida.

 

No entanto, é fato que os imóveis estão cada vez menores, sendo necessário criar um bom planejamento para otimizar o espaço e garantir o melhor aproveitamento. Portanto, se você está pensando em como decorar o quarto de casal pequeno, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e veja as melhores dicas.

 

1. Pense nos móveis

 

O ideal é investir em móveis planejados para o quarto de casal pequeno. Isso porque, eles são feitos sob medida para se encaixarem em todos os centímetros disponíveis no espaço, otimizando a rotina e garantindo beleza ao ambiente. Além disso, você pode personalizar o número de gavetas, nichos, espaços para cabides, etc, garantindo que ele atenda a todas as suas necessidades e demandas do dia a dia, assim como cores, textura, etc.

 

2. Prefira cores claras

 

Para esse tipo de ambiente, as cores claras, como branco, bege, off white, entre outras, são as mais recomendadas. Isso porque, elas aumentam a sensação de amplitude ao refletirem melhor a luz, principalmente quando combinadas com um bom projeto de iluminação. Isso não significa que você não possa utilizar cores mais vibrantes, mas o ideal é que elas sejam incluídas em detalhes, como roupa de cama, quadros, almofadas, nichos e até mesmo em um móvel menor, como cadeira da escrivaninha ou mesinha de cabeceira.

 

3. Aposte em espelhos

 

Os espelhos são grandes aliados dos espaços pequenos, pois assim como as cores claras, eles também contribuem com a sensação de amplitude. Contudo, é importante que sejam usados com parcimônia e de forma inteligente, pois caso contrário podem causar sensação desagradável pelo excesso de reflexos.

 

Sendo assim, eles podem ser posicionados na parede atrás da cabeceira ou na porta do guarda-roupa, utilizando somente um móvel espelhado no ambiente, a fim de manter o espaço agradável.

 

4. Invista em uma boa iluminação

 

Ter um bom projeto de iluminação ajuda a deixar o ambiente mais acolhedor, assim como bem iluminado, melhorando a sensação de amplitude. Portanto, além de manter as janelas sempre abertas, permitindo a entrada de luz natural, também é importante investir em luminárias, lustres e até mesmo fitas de LED embutidas nas prateleiras e nichos. Mas, lembre-se de optar sempre pelas lâmpadas amarelas, visto que são mais confortáveis aos olhos e ajudam na sensação de aconchego.

 

5. Aproveite os espaços das paredes

 

Por mais que o quarto de casal seja pequeno, você tem o espaço das paredes que pode ser muito bem aproveitado na decoração. Aqui, você tem a oportunidade de incluir prateleiras e nichos que irão te ajudar significativamente na organização do ambiente. Da mesma forma, eles contribuem com a decoração, podendo armazenar livros, porta-retratos, objetos decorativos e outros elementos que façam parte do dia a dia do casal.

 

6. Tenha organizadores

 

Independente se o quarto for simples ou moderno e sofisticado, a organização do local é primordial para que ele fique sempre bonito e funcional. Portanto, mantenha tudo sempre em seu devido lugar, devolvendo tudo o que pegar assim que terminar de usar. Além disso, organizadores de gavetas e armários serão grandes aliados, pois ao mesmo tempo que ajudam a criar mais espaço dentro do guarda-roupa, também contribuem para manter a organização em dia.

 

7. Escolha o estilo

 

É muito importante escolher um estilo de decoração para basear suas escolhas, a fim de garantir harmonia, sofisticação e praticidade. Obviamente, não é necessário seguir tudo à risca, mas ter um norte para seguir com certeza ajuda nas escolhas. Inclusive, existem diversos estilos de decoração, como rústico, industrial, clássico, minimalista, vintage, contemporâneo, etc. Portanto, você terá maior facilidade para encontrar aquele que mais lhe agrade.

 

8. Avalie a cama

 

Por fim, mas não menos importante, a cama é o elemento de maior destaque. Então, tire as medidas da parede onde pretende encostá-la e escolha um modelo que se adeque ao espaço. Mas, lembre-se de deixar, pelo menos, 60 centímetros livres nas laterais de cada lado. Além disso, a cabeceira deve ser colocada na horizontal, a fim de criar sensação de amplitude e fazer com que o espaço pareça maior do que realmente é.

 

Então, agora que você sabe como decorar um quarto de casal pequeno, é hora de colocar em prática nossas dicas. Lembre-se de ter um bom planejamento, assim como contar com a ajuda de um profissional especializado, como arquiteto ou designer de interiores. Afinal, ele poderá criar um projeto totalmente personalizado, ajudando a otimizar espaço sem perder a praticidade, beleza e aconchego.

Escrito por

Melina Lemos

Melina Lemos, paulista com a formação em Design de Interiores conseguiu aliar a beleza, a arte e a praticidade na elaboração dos projetos.