6 erros para evitar em uma reforma de apartamento

É fato que reformar pode ser sinônimo de dor de cabeça, mas isso acontece, principalmente, quando não se tem um bom planejamento e os profissionais certos ao seu lado. Obviamente, imprevistos sempre podem surgir, mas isso não significa que a obra deve seguir qualquer direção. Sendo assim, pensando em te ajudar, separamos para o post de hoje os 6 erros que você precisa evitar em uma reforma de apartamento.

 

  1. Falta de planejamento

 

Um dos principais erros de quem decide reformar um apartamento é não criar um planejamento. O projeto estrutural é um dos principais quando falamos em reformas e construções. Isso porque, ele é o responsável por estipular os materiais necessários, assim como realizar o cálculo estrutural para confirmar que a construção irá suportar a estrutura. Sendo assim, além de contar com o profissional responsável pelo cálculo estrutural, procure analisar suas reais necessidades e o que pretende.

 

  1. Não contratar profissionais especializados

 

Outro erro de reformas de apartamento é quando os proprietários não contratam os profissionais adequados para executarem os trabalhos, como o arquiteto e engenheiro. O mestre de obras ou pedreiro são responsáveis por executar a reforma, mas quem possui o conhecimento técnico são esses dois profissionais. Quando não se tem essa ajuda, é comum que você gaste mais do que o necessário e até mesmo passe por alguns problemas desnecessários durante o processo e no pós-obra.

 

  1. Não saber diferenciar necessidades de vontades

 

É importante lembrar que, se você não tem um orçamento ilimitado, é fundamental analisar o que realmente precisa e o que quer para seu projeto. Dessa forma, você evita fazer compras por impulso e desperdiçar o orçamento, visto que os recursos são escassos. Sendo assim, faça uma lista de prioridades para te ajudar a ter noção do que realmente será necessário e o que pode ser deixado para outro dia.

 

  1. Inverter a ordem das coisas

 

Sabemos que reformas podem causar muita animação e expectativa. Contudo, é importante fazer as coisas com calma, seguindo etapa por etapa para evitar alguns problemas. Por exemplo, antes de comprar objetos decorativos, roupas de cama, luminárias e afins, tenha o projeto em mãos. Com isso, você consegue entender as dimensões de seu novo lar e pode comprar o que realmente irá se adequar ao ambiente. Isso porque, muitas pessoas acabam comprando coisas em excesso, fazendo com que o apartamento fique com aspecto bagunçado e menor do que realmente é. Portanto, tenha bom senso.

 

  1. Não se informar sobre taxas

 

Solicitações de licenças e permissões de instalações hidráulicas, elétricas e modificações na planta, por exemplo, são fundamentais em qualquer reforma. No entanto, muitas pessoas se esquecem que existem taxas que precisam ser pagas. Sendo assim, antes de iniciar todo o quebra-quebra, verifique junto aos especialistas e órgãos competentes, o que será preciso fazer e quanto tudo irá custar.

 

  1. Não ter uma reserva de emergência

 

Por fim, antes de bater o martelo sobre sua obra, é essencial analisar sua saúde financeira e o quanto poderá investir em sua reforma. Contudo, mais do que isso, é importante ainda reservar uma parte do valor para imprevistos, pois sabemos que eles acontecem, como uma inspeção inesperada ou vazamento encontrado em algum local. O valor deve ser de 10% a 15%, de acordo com especialistas, pois são justamente esses imprevistos que prejudicam o lado financeiro e os prazos.

 

Então, agora que você conhece alguns dos principais erros de uma reforma de apartamento, já sabe o que precisa evitar ao longo do processo. Lembre-se de ter um bom planejamento e contar com os profissionais especializados no assunto, pois dessa forma você evita problemas e dores de cabeça desnecessários.

Estamos no Google News
Melina Lemos

Melina Lemos

Melina Lemos, paulista com a formação em Design de Interiores conseguiu aliar a beleza, a arte e a praticidade na elaboração dos projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.