Pias duplas em banheiro: o que você precisa saber antes de instalar as suas

O banheiro já deixou de ser um cômodo esquecido quando falamos de decoração. Inclusive, com a valorização do bem-estar e qualidade de vida, os investimentos nesse ambiente crescem cada vez mais, com instalação de banheira de hidromassagem, revestimentos diferenciados e decoração moderna. Imóveis construídos há pouco tempo, por exemplo, têm as pias duplas como elementos comuns, tornando-se as queridinhas de arquitetos e designers de interiores pela praticidade e apelo estético.

 

No entanto, da mesma forma que é importante realizar a manutenção de banheira de hidromassagem, também é importante escolher com cuidado as pias duplas. Isso porque, ainda que sejam tendência, existem diversos modelos e tipos disponíveis, sendo necessário analisar com cuidado para garantir a escolha ideal. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar tudo sobre elas. Vamos lá?

 

Onde surgiu a tendência?

 

Ainda que seja uma tendência relativamente nova no Brasil, as pias duplas são antigas nos Estados Unidos, sendo que boa parte das casas americanas contam com banheiros com esse tipo de pia. Inclusive, por lá ainda é comum que os cômodos possuam itens em dobro, como por exemplo quartos com duas camas ou escritórios com duas meses. Isso porque, muitos casais americanos preferem manter a própria individualidade e gostam de valorizar seu espaço. Portanto, as pias duplas seguem essa mesma linha, visto que dessa forma, cada um pode ter sua própria rotina sem precisar atrapalhar o outro.

 

Por que utilizar pias duplas?

 

As pias duplas têm como principal vantagem tornar o ambiente mais elegante e sofisticado, visto que dão ar de imponência. Com isso, o cômodo remete às mansões e grandes residências comuns de antigamente. Mas, além da estética, elas ainda conferem maior praticidade no dia a dia, visto que o casal pode utilizar o espaço ao mesmo tempo, sem criar conflito ou afetar a liberdade do outro. Dessa forma, tanto um quanto o outro pode organizar os itens pessoais da maneira que desejar, sem atrapalhar a organização da outra pessoa.

 

É possível utilizar pias duplas em qualquer tipo de banheiro?

 

É importante ressaltar que a pia dupla ocupa o dobro do espaço. Justamente por isso, ela costuma ser mais indicada para banheiros maiores e que conseguem comportar esse tipo de estrutura. Por outro lado, se instaladas em metragens reduzidas, podem deixar o ambiente pesado, causando até mesmo sensação claustrofóbica.

 

Não existem regras que precisam ser seguidas, mas sim algumas recomendações para não errar no momento de instalar a pia dupla no banheiro. Uma delas é observar o ambiente em que ela será instalada, visto que pode ser colocada tanto uma ao lado da outra, quanto de frente. Além disso, uma boa dica é optar por pias iguais ou que sigam a mesma linha de estilo, pois isso cria um ambiente mais harmonioso, bonito e agradável.

 

Uma boa dica para banheiros não tão grandes é optar pela cuba de vidro de sobrepor, visto que promove leveza e modernidade ao ambiente.

 

O que considerar antes de instalar as pias duplas?

 

Antes de decidir instalar as pias duplas, é fundamental analisar o espaço disponível e se elas serão viáveis. Para isso, considere que a cuba terá cerca de 40x40cm, sendo que essa é uma medida muito comum para os modelos de apoio ou embutir. Além disso, é importante ter um espaço mínimo de 20cm entre elas e também nas laterais. Sendo assim, considere, pelo menos, 140 cm de comprimento para a bancada.

 

Já quando falamos de altura, a medida ideal irá depender do tipo de cuba escolhida. Contudo, a altura total, já contando com a cuba deve ser de 90 cm. Sendo assim, tenha em mente que, cubas de apoio têm bancadas de 75 cm, visto que geralmente medem 15 cm de altura. Principalmente quem não gosta de bancadas mais baixas, é fundamental considerar a altura, sendo indicado optar pela cuba embutida. Já para os outros modelos, como de semiencaixe e demais padrões, considere a regra de 90 cm na parte de cima, pois assim a bancada irá se ajustar a ela.

 

Por fim, é importante considerar também a instalação das peças, visto que precisa ser feita por uma empresa de qualidade e profissionais especializados. Dessa forma, você evita dores de cabeça desnecessárias e problemas graves, como prejuízo ou até mesmo aqueles que afetem a segurança do imóvel. Além disso, tenha em mente que você terá um serviço de qualidade e duradouro, ou seja, que não irá sofrer com o tempo e, muito menos, com o uso, prevenindo qualquer tipo de troca desnecessária.

 

Então, agora que você conhece mais sobre pias duplas para banheiro, já pode escolher o modelo que mais atende suas necessidades, preferências e estilo do ambiente. Lembre-se de avaliar as medidas do espaço, assim como levar em consideração o gosto do casal, pois assim é possível criar uma composição harmoniosa e que atenda ambas as partes.

Estamos no Google News
Melina Lemos

Melina Lemos

Melina Lemos, paulista com a formação em Design de Interiores conseguiu aliar a beleza, a arte e a praticidade na elaboração dos projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.