Casa container: uma tendência que já virou realidade

Já passou pela sua cabeça morar em uma casa container? Se você nunca imaginou isso, tá na hora de conhecer um pouco sobre esse tipo de moradia.

Por mais que a ideia pareça estranha, esse tipo de moradia está virando tendência, sinônimo de praticidade e inovação.

Por ser uma maneira mais prática e rápida de moradia, as casas containers estão atraindo a atenção de muitas pessoas que querem um ambiente inovador e diferente das casas convencionais.

Sendo assim, explicaremos o que é uma casa container e apresentaremos algumas características que fazem essa moradia ser tão interessante. Mas, apesar de interessante você ainda pode preferir por uma moradia tradicional, desse modo consulte a imobiliária.

O que é uma casa container?

Essas casas são feitas com uma caixa grande e geralmente de metal que é muito usada na indústria para transportar cargas.

Por ser uma ferramenta utilizada para o transporte de cargas, os containers são muito resistentes, principalmente a adversidades externas.

Ultimamente os containers começaram a ser utilizado para abrigar pessoas, e muitos tonaram-se casas completas, com as instalações elétricas e hidráulicas.

É possível transformar aquelas grandes caixas de metal muito utilizadas para transporte de mercadorias em casas com o designer e arquitetura únicos.

Porém, para que o container vire casa, é preciso que você conheça a procedência dessa enorme caixa metálica.

É importante ter esse conhecimento principalmente porque alguns containers são utilizados para transportar algum produto tóxico.

Por isso, é sempre bom ter conhecimento da procedência, não utilizar esses que serviu para armazenamento de produtos tóxicos e tomar as medidas adequadas para fazer a higienização.

Alguns containers com avarias são vendidos com um preço abaixo do mercado, dependendo do grau de danos, é possível fazer o investimento sem nenhum prejuízo.

Por exemplo, se essas caixas metálicas estiverem enferrujadas, é possível utilizá-las sem nenhum problema, lixar o local pode resolver essa questão.

Vantagens de uma casa container

Não é só porque esse tipo de casa é inovador e tem um estilo único que atrai o interesse das pessoas, muitas são as vantagens que torna esse tipo de moradia vantajosa.

Sustentabilidade- Esse tipo de casa ajuda a preservar o meio ambiente, de forma que, os containers são reaproveitados e utilizados para uma finalidade.

Após algum tempo de uso para fazer o transporte de cargas, esses containers eram descartados sem nenhuma finalidade especifica. Atualmente são utilizados para fazer moradias.

Economia- É possível que você consiga fazer uma economia de mais de 30% de gastos se fosse comparado com moradias convencionais, principalmente por que feito com um material que está sendo reaproveitado.

Rapidez na hora de construir- Para você que quer ter sua casa de maneira rápida e a construção organizada, uma boa alternativa é a casa de container. A obra para esse tipo de moradia leva em média 90 dias para ficar pronta.

Maior durabilidade- Esse tipo de material tem uma maior durabilidade, pois são fabricados para aguentar condições climáticas extremas na hora de serem transportados de um lugar para outro.

Por exemplo, eles são resistentes a chuva, sol, ventania, neve. Ou seja, todo fator climático extremo que ele possa ser submetido.

Melhor ventilação- é possível fazer aberturas para a instalação de janela de forma que o ambiente consiga ficar fresco e arejado.

Menor impermeabilização do solo- Por não precisar de concreto para fazer as fundações, o uso do container impermeabiliza parcialmente o solo onde ele é instalado.

Com a instalação do container, é provável que o solo absorva cerca de 85% da água da chuva por exemplo, ajudando a conservar o mesmo.

Estilo e meio ambiente

Ter uma casa container é ter um espaço que estejam em harmonia com o meio ambiente, construindo assim, espaços sustentáveis.

É importante entender que a cada container que é reutilizado, é uma caixa de aço a menos no meio ambiente sem nenhuma finalidade.

Outro fator que contribui para a preservação do meio ambiente é a dispensa de alguns materiais, como tijolos, cimento, madeira, entre outros que são utilizados em casas convencionais.

Ainda falando em economia, esse tipo de moradia pode ser projetada para fazer o reaproveitamento das águas da chuva e destinada para algum uso na casa.

Além de ser uma moradia projetada para ser sustentável, ela tem uma aparência diferente, fazendo com que o morador da mesma apresente a sua personalidade logo na fachada.

Dicas e cuidados

Para construir a sua casa a partir de um container, será necessário tomar alguns cuidados para que tudo ocorra conforme planejado.

Primeira dica: Verifique o estado de conservação antes de comprar o container. Se ele estiver com alguma avaria, pode até ser aproveitado, mas é necessário verificar antes o nível de estrago para não tomar prejuízo.

Segunda dica: Contrate uma empresa que faça todo o processo de construção da casa, desde o tratamento do container, até o acabamento final da residência. Vai economizar tempo e dinheiro.

Terceira dica: Utilize material de revestimento e isolamento para que a casa tenha uma temperatura agradável. Nem muito quente e nem muito fria.

Estamos no Google News
Melina Lemos

Melina Lemos

Melina Lemos, paulista com a formação em Design de Interiores conseguiu aliar a beleza, a arte e a praticidade na elaboração dos projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.