Como manter os ralos da sua casa limpos

Fazer a higienização da nossa casa nem sempre é uma tarefa fácil. Em alguns casos, como a limpeza dos ralos, pode ser até desagradável.

 

Existem muitas dúvidas sobre como higienizar os ralos, seja da pia, banheiro e da área externa, principalmente quando é o caso de entupimento. Por isso, sempre é bom saber qual a melhor maneira de realizar a limpeza de forma rápida e eficiente.

 

Todos os ralos da casa, principalmente o ralo do banheiro, possuem um sistema de proteção para evitar que resíduos maiores caiam em seu interior. Este sistema é chamado de grelhas para ralo, que ficam na parte superior dos ralos, encaixadas no porta-grelhas ou nas caixas sifonadas.

 

A grelha além de proteção, tem a função de auxiliar no escoamento da água para dentro do esgoto e garantir um perfeito acabamento de todo o sistema.

 

Mesmo com toda a proteção, pode ser que um ralo venha a entupir com fios de cabelos, resto de sabonete, grampos e outros objetos pequenos que caem nos ralos da pia ou na hora do banho no chuveiro.

 

O ralo do banheiro é o que entope com maior frequência e deve ser limpo regularmente. Por isso, neste artigo vamos dar dicas para você aprender a manter os ralos sempre limpos e evitar problemas com vazamento e inundação.

 

 

Dez dicas para manter sempre os ralos limpos

 

Agora você vai conhecer dez dias super práticas para manter os ralos da sua casa sempre limpos:

 

1- Utilize protetores de telas específicos, como mosquiteiros, para proteger a grelha do ralo, principalmente do banheiro e área externa. Pois estes dispositivos evitam a entrada de resíduos maiores dentro dos ralos.

 

2-O ralo do chuveiro recebe grande quantidade de resíduos, principalmente da oleosidade do corpo, resíduos de sabonetes e cabelos. Por isso, para evitar entupimentos, crie o hábito de escovar os cabelos fora do box ou recolher os fios que caíram no chão depois do banho.

 

3- Para eliminar a sujeira do ralo da cozinha retire o sifão e lave com sabão, ou jogue água quente misturada de um litro de xícara, uma xícara de café e bicarbonato.

 

4-Não jogue óleo de cozinha ou restos de comidas no ralo, pois a gordura é a principal causa de entupimento.

 

5-Sempre que for lavar os ralos utilize uma escova com sabão para lavar toda a área e o cano. Esfregue bem até que todo o resíduo seja eliminado.

 

6- Não economize em desinfetante na hora da limpeza dos ralos, principalmente da área externa, como os jardins.

 

7- Se o ralo estiver entupido, retire primeiro todo o excesso de sujeira com as mãos utilizando uma luva. Em seguida, despeje quartos de xícara de bicarbonato de sódio e meia xícara de vinagre dentro do ralo, deixe agir por 30 minutos e enxágue com água quente.

 

8-Sempre use luvas de borracha durante a limpeza.

 

9-Se não conseguir desentupir utilize algum produto desentupidor, como soda cáustica.

 

10- Utilize detergente e água quente para remover a gordura residual dos ralos.

 

Ralos em condomínios

 

Para quem mora em condomínios é recomendável a limpeza periódica de todos os ralos. Além das calhas e condutores, de caixas de esgotos e os sistema de drenagem, que faz a captação da água.

 

Pois, a sujeira acumulada pode causar entupimento e retorno de água para as residências. Para mais pode ter retorno do odor do esgoto deixado o ambiente com mau cheiro.

 

Receita para desentupir qualquer tipo de ralo

Quando o ralo estiver entupido a dica é preparar a receita abaixo.

 

Materiais: bicarbonato de sódio, água fervendo, vinagre, limão e pano.

 

Modo de preparo:

 

  • Passo 1 – Primeiramente jogue o bicarbonato de sódio dentro do ralo.
  • Passo 2 – Eu um recipiente misture o limão com o vinagre e jogue dentro do ralo sobre o bicarbonato.
  • Passo 3 – Use o pano para abafar o gás produzido pela mistura.
  • Passo 4 – Deixe agir por 30 minutos, em seguida jogue a água fervente para retirar o excesso da mistura
  • Passo 5 – Aguarde 40 minutos para voltar a usar a pia.

 

 

Como retirar resíduos dos ralos do banheiro

 

Para retirar resíduos do ralo do banheiro, principalmente cabelos, a dica é utilizar agulhas de crochê (aquelas com gancho na ponta). Assim, você evita colocar sua mão dentro do ralo.

 

Segue passo a passo:

 

  • Retire a grelha ou tampa do ralo do banheiro.
  • Ao visualizar a sujeira no ralo use a ponta da agulha para puxar os cabelos. Para facilitar você pode usar duas agulhas, uma em cada mão.

Conclusão

 

Todo o cuidado com os ralos (cozinha, banheiro, pia e varanda) é pouco.

 

Isso porque, muitos problemas de infiltração são causados por problemas de escoamento de água pelo ralo.

 

Logo, sempre que possível deve ser realizada a higienização dos ralos, principalmente o ralo do banheiro, para assim evitar o retorno de mau cheiro e a proliferação de bactérias.

Estamos no Google News
Melina Lemos

Melina Lemos

Melina Lemos, paulista com a formação em Design de Interiores conseguiu aliar a beleza, a arte e a praticidade na elaboração dos projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.