Como decorar a casa ou apartamento para o natal?

Dezembro chegou e com ele a animação para decorar o apartamento para o natal. Principalmente para quem acabou de adquirir um imóvel junto à imobiliária, criar uma decoração que esteja de acordo com sua personalidade e gostos pessoais é uma forma muito especial de passar o primeiro natal no novo lar. Afinal, essa é uma grande conquista para muitos e iniciar as comemorações junto com aqueles que amamos é uma ótima maneira de compartilhar as alegrias.

Contudo, por mais que essa época do ano já tenha uma decoração bem característica, sabemos que não é fácil escolher todos os itens necessários, visto que nem todo mundo tem facilidade para essa tarefa. Então, para te ajudar, preparamos o post de hoje com algumas dicas para decorar sua casa para o natal. Vamos lá?

  1. Escolha um tema para decorar o apartamento

Nossa primeira dica é que você escolha um tema para a decoração de natal, seguindo o mesmo esquema de cores por todos os cômodos. Ou seja, se você escolher o clássico vermelho e verde, evite tons metalizados de dourado ou prata, utilizando as duas primeiras para toda a decoração, desde a guirlanda, passando pelos enfeites, almofadas, embrulhos de presente, até a arvore de natal. Agora, caso queira fugir do tradicional, escolha um tema diferente. Por exemplo, a decoração de natal na praia pode seguir com cores como azul e branca, enquanto uma alternativa mais moderna pede por cores sóbrias. Dessa forma, será mais fácil escolher os enfeites e outros elementos decorativos.

  1. Valorize o imóvel

Ainda que a decoração tradicional seja vermelho e verde, isso não significa que você precisa alterar a decoração de sua casa para as festas. Em vez disso, opte por decorar o apartamento com elementos que valorizem e complementem aquilo que você já possui, mesmo que isso signifique utilizar cores que não são tradicionais da data.

Dessa forma, você garante um ambiente elegante e acolhedor sem precisar investir muito. Afinal, será necessário apenas adquirir algumas peças. Por exemplo, elementos prateados ou dourados combinam muito bem com uma decoração com tons neutros de bege ou cinza.

  1. Monte sua árvore de natal

A árvore de natal poderia ter um post somente para ela, visto que existem infinitas possibilidades. Para quem quer uma opção tradicional, uma árvore com enfeites vermelhos, verdes e dourados são a escolha ideal. Mas, caso queira personalizá-la, existem mini porta-retratos que podem ser colocados com fotos de momentos felizes em família. Já para quem preza pela sofisticação e glamour, optar por uma árvore bastante iluminada, enfeites brilhantes e dourados e pinhas marrons também é uma ótima opção. Outro modelo clássico é a árvore em vermelho e xadrez, com bolas de tecido, enfeites com brinquedos e roupinhas em miniatura, que com certeza irão encantar as crianças.

  1. Mesa de centro

A mesa de centro é uma peça de destaque e por isso merece uma decoração especial para o natal. Aposte em vasos de vidro e, no lugar de flores, coloque bolas, folhagens e outros enfeites natalinos. Contudo, não se esqueça de que as cores escolhidas para o tema geral precisam ser mantidas para combinar com o restante da decoração e a árvore de natal.

  1. Entrada da casa

Independente se você mora em casa ou apartamento, a decoração da porta é uma ótima oportunidade para deixar seu lar ainda mais aconchegante e em clima de natal. Se o imóvel tiver um hall de entrada, opte por dar continuidade à decoração nesse espaço. Para a porta de entrada, aposte na guirlanda, e se tiver um aparador, monte arranjos combinando velas, vasos e folhagens.

  1. Quer fugir do tradicional?

Caso você não goste da decoração tradicional, saiba que existem muitas outras possibilidades criativas. Aposte em combinações minimalistas, em tons de branco e até mesmo outras alternativas, como rosa e cobre. Caso queira investir no famoso “menos é mais”, é possível até mesmo criar sua própria árvore. Um galho pintado com enfeites contribui para uma decoração diferenciada e que pode combinar com qualquer ambiente da casa.

  1. Luzes são aliadas

Por fim, as luzes serão grandes aliadas para uma boa decoração de natal, independente se irá escolher a tradicional, moderna, minimalista ou luxuosa. Contudo, para isso, aposte sempre em luzes e lâmpadas amarelas.

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que será muito mais fácil decorar seu apartamento para o natal. Lembre-se de ter um bom planejamento para garantir que irá decorar tudo da maneira que sempre desejou e a tempo das comemorações. Afinal, sabemos que o tempo está passando cada vez mais rápido e não há nada melhor do que poder relaxar e curtir seu novo lar sem preocupações de última hora, certo?

Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em

nosso Blog.

Estamos no Google News
Melina Lemos

Melina Lemos

Melina Lemos, paulista com a formação em Design de Interiores conseguiu aliar a beleza, a arte e a praticidade na elaboração dos projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.