Como decorar o escritório em casa

Depois de encontrar o imóvel ideal junto à sua imobiliária em Recife, é hora de pensar na decoração dos cômodos. O escritório, portanto, é um dos principais, principalmente com a adoção do home office na pandemia do COVID-19 e pelo fato de boa parte das empresas terem optado por continuar com esse modelo de trabalho. Contudo, nessa época, muitos acabaram adaptando alguns móveis, sem atentar-se para a decoração em si.

 

Mas, atualmente, após tanto tempo, é hora de começar a planejar um ambiente mais bonito e adequado para seu dia a dia no escritório, certo? Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com algumas dicas para te ajudar na decoração de seu escritório em casa. Vamos lá?

 

1. Escolha o espaço ideal

 

O primeiro passo é escolher o cômodo ou espaço que irá montar seu escritório. Aqui, é necessário considerar diversos fatores, como o ambiente ser bem iluminado e livre de distrações. Nesse sentido, prefira um espaço que fique longe da TV ou da cozinha, caso more com mais pessoas. Isso não significa que você tenha que ter um quarto somente para o home office, mas sim que ele seja adequado e bem preparado. Além disso, priorize a luz natural e um espaço bem arejado.

 

2. Avalie os móveis

 

Os móveis são indispensáveis para o home office, principalmente quando falamos de mesa e cadeira. Esses dois itens precisam ser escolhidos a dedo e com muita atenção para oferecerem o devido conforto e garantir sua produtividade ao longo do dia. O ideal é pesquisar sobre ergonomia e adquirir itens que atendam às exigências específicas de seu corpo.

 

Além disso, caso necessário, compre um pequeno armário ou invista em prateleiras. Assim, você também terá espaço para armazenar livros, documentos, papéis, etc.

 

3. Escolha as cores

 

As cores do escritório podem influenciar no humor e também na produtividade ao longo do dia. Portanto, o ideal é investir em uma base clara e neutra, principalmente se o espaço for pequeno, visto que oferecem sensação de amplitude, relaxamento e leveza.

 

Obviamente, isso não significa que você não possa usar cores mais escuras e vibrantes, mas o ideal é que elas estejam presentes nos detalhes, como cadeira, quadros, objetos decorativos, prateleiras, etc.

 

4. Iluminação

 

A iluminação também influencia na produtividade ao longo do dia e, por isso, você deve priorizar esse elemento. O ideal é aproveitar ao máximo a luz natural, posicionando a mesa voltada para a janela ou em sua lateral. Assim, você evita o incômodo com a claridade direta e o reflexo na tela do computador. Em relação à luz artificial, coloque uma luz central amarela e uma direcionada, como a luminária, com lâmpada branca para te ajudar a manter o foco.

 

5. Inclua quadros, tapetes e acessórios

 

Falando mais sobre a decoração e enfeites, acessórios como quadros, tapetes e objetos decorativos são excelentes para personalizar o escritório. Contudo, é importante ficar atento, optando por tapetes mais escuros, pois sujam menos. Além disso, os objetos decorativos devem ser minimalistas e que ocupem pouco espaço, a fim de evitar distrações e incluir elementos em excesso. Já os quadros precisam ser proporcionais ao tamanho do ambiente. Ou seja, paredes grandes pedem por quadros horizontais maiores, enquanto as mais estreitas pedem por quadros pequenos e verticais.

 

6. Plantas serão grandes aliadas

 

As plantas são excelentes para decorar o ambiente e trazer um pouco de vida para o dia a dia, melhorando o humor, reduzindo estresse e até mesmo melhorando a qualidade do ar e contribuindo para nossa produtividade. Contudo, é importante escolher espécies que irão se adaptar às condições do ambiente e que se harmonizam com a decoração. Uma boa alternativa é a chamada palmeira ráfia, além dos famosos cactos e suculentas.

 

7. Aproveite o espaço das paredes

 

Para escritórios pequenos, uma ótima dica é aproveitar o espaço das paredes para instalar nichos e prateleiras. Além de ser um verdadeiro charme, eles também são muito úteis no dia a dia. Aqui, você pode incluir objetos decorativos e plantas, além de armazenar pastas, livros e todos os materiais que utiliza no dia a dia.

 

8. Mantenha a organização

 

Por fim, mas não menos importante, a organização deve ser palavra de ordem no escritório em casa. Sendo assim, nada de deixar copos, pratos ou outros itens que não pertencem ao local espalhados por ali. Da mesma forma, sempre que usar algum livro ou documento, guarde-o novamente no local adequado. Uma boa dica é sempre dar uma geral ao final do expediente, para evitar acumular sujeira.

 

Então, agora que você sabe como decorar seu escritório em casa, já pode colocar em prática nossas dicas. Lembre-se de ter um bom planejamento, pois assim poderá organizar o ambiente da forma que mais atende às suas necessidades, dia a dia e demandas do trabalho. Além disso, irá garantir um escritório bonito, aconchegante e propício para a produtividade.

Escrito por

Melina Lemos

Melina Lemos, paulista com a formação em Design de Interiores conseguiu aliar a beleza, a arte e a praticidade na elaboração dos projetos.