Como transportar móveis grandes para dentro do apartamento?

Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é necessário atentar-se para outros detalhes importantes, como a decoração, escolha dos móveis e também a mudança. Isso porque, principalmente para quem mora em apartamento, precisa ficar atento para garantir que tudo o que comprou ou já tinha na outra residência consiga ser transportado para a nova. Mas, sabemos que muitos não entendem sobre o assunto e pensando nisso, preparamos o post de hoje para explicar como transportar móveis grandes para dentro do apartamento.

  1. Içamento

Uma das maneiras mais eficientes para transportar móveis grandes é por meio de içamento de cargas para móveis. Para isso, o ideal é contratar o aluguel de guindastes ou aluguel de caminhão munck, visto que são especializados nesse assunto. Conhecida como transporte vertical, essa modalidade é extremamente segura e confiável, visto que os móveis ficarão protegidos e serão manuseados por uma equipe capacitada. Além disso, a empresa precisa possuir a certificação emitida pelo corpo de bombeiros, o que traz ainda mais segurança para o processo.

  1. Meça as portas e janelas

Vale lembrar também que para fazer sua mudança, é importante verificar as medidas de todas as portas que precisará passar com sua mobília. Isso porque, nem sempre é possível passar com geladeira, cama ou mesa por elas. Sendo assim, é importante ter essa informação antes mesmo de contratar a transportadora. Afinal, pode ser que seja necessário também realizar o aluguel de guindastes. Tenha em mente que de uns tempos para cá, móveis e eletrodomésticos ficaram maiores e nem sempre as medidas das portas são compatíveis. Dessa forma, além de contratar a empresa certa, você ainda protege seus pertences de riscos e arranhões.

Se perceber que eles não passaram pelas portas, tire as medidas das janelas e informe à empresa de aluguel de guindastes.

  1. Elevador

Agora, caso esteja tudo dentro do esperado, ou seja, seus móveis possam passar pelas portas, você pode fazer a mudança pelo elevador. No entanto, é fundamental conversar primeiro com o síndico do condomínio para ter certeza de que é permitido. Afinal, não há nada pior do que ter problemas antes mesmo de se mudar, certo?

Tenha em mente que, caso queira utilizar o elevador, com certeza algumas regras precisam ser seguidas. Além disso, observe se o elevador é próprio para o transporte de cargas, pois caso contrário é melhor evitar o uso.

  1. Escada

Caso o elevador não seja permitido, há a opção de fazer a mudança pela escada. Contudo, também existem alguns itens que precisam ser considerados. Confira abaixo:

  • Em alguns casos, a largura e altura dos degraus pode tornar o acesso para seu apartamento inviável;
  • É importante ter barras de segurança para bloquear e amortecer possíveis quedas;
  • O tipo de piso também precisa ser avaliado, verificando se está emborrachado, se possui faixa antiderrapante, etc. Isso porque, pisos escorregadios são muito perigosos, principalmente se vai passar por eles com cargas pesadas;
  • É importante que o local seja bem iluminado e ventilado para permitir enxergar o caminho e respirar sem dificuldade;
  • Tenha atenção para não danificar a pintura das paredes ou riscar o piso. Afinal, todos os prejuízos causados pelo morador, devem ser arcados por ele.
  1. Planejamento

Não podemos deixar de lembrar que toda mudança exige um bom planejamento, principalmente para evitar dores de cabeça desnecessárias e garantir um serviço completo. Portanto, verifique as medidas com antecedência e contrate a empresa mais adequada para realizar o processo. A partir disso, ela irá conhecer a planta do apartamento, condições da área externa do prédio, como é a movimentação da rua, dimensões das janelas, onde serão colocados os móveis, etc. Portanto, tenha em mente que quanto antes começar o planejamento, melhor será sua experiência.

  1. Embalagens adequadas

Ao optar por içar os móveis em apartamento, eles precisam ser embalados da maneira adequada, sendo necessário ter muito cuidado para que nenhuma parte fique exposta a impactos e seja danificada durante o processo. Inclusive, empresas especializadas possuem os materiais necessários para garantir total proteção de seus móveis, garantindo maior agilidade e segurança.

  1. Condições climáticas

Vale lembrar ainda que quando falamos em mudança, é importante conferir as condições climáticas. Por mais que não seja possível ter 100% de certeza, você pode dar uma olhada na previsão do tempo de sua cidade para garantir que terá uma mudança tranquila. Mudanças simples podem ser feitas sem problemas, ainda que sejam um pouco mais chatas por conta da chuva. Contudo, se pretende realizar o içamento de móveis, saiba que o serviço não é realizado com chuvas ou ventos fortes.

Então, agora que você sabe o que precisa para transportar móveis grandes para dentro do apartamento já pode ficar mais tranquilo. Afinal, ainda que precise tirar as medidas e conversar com o síndico, terá maior tranquilidade para escolher os móveis que desejar para seu novo lar.

Estamos no Google News
Melina Lemos

Melina Lemos

Melina Lemos, paulista com a formação em Design de Interiores conseguiu aliar a beleza, a arte e a praticidade na elaboração dos projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.