Como deixar sua cozinha limpa com 5 dicas

Deixar a cozinha sempre limpa não é uma tarefa fácil, especialmente para quem usa esse espaço com muita frequência. Além da gordura que pode ficar grudada nas paredes e nos móveis, há também a parte de organização do ambiente.

 

Lavar vasilhas diariamente, limpar o espaço com produto de limpeza adequado e ainda cuidar do piso da cozinha. Quem é dona de casa ou mesmo quem mora só e cozinha habitualmente sabe bem que é preciso organizar a rotina para não errar na hora de manter a limpeza em dia.

 

Para lhe ajudar a ter um dia a dia mais tranquilo e deixar sua cozinha sempre limpa e organizada, preparamos esse artigo com 5 dicas elaboradas especialmente para você. Leia até o final.

5 dicas para ajudar na limpeza da sua cozinha

1.  Não deixe acumular sujidades

 

A correria do dia é um grande empecilho para uma limpeza eficiente, portanto, a primeira dica para evitar que o ambiente se torne muito sujo é limpar diariamente.

 

Você pode escolher um produto de limpeza de qualidade com ação desengordurante e usá-lo sempre como finalizador. Após cozinhar ou mesmo preparar um lanche na cozinha, use um pano umedecido com o seu material de limpeza preferido nas superfícies usadas e no chão da cozinha.

 

Essa ação evita o acúmulo de gordura e consequentemente a necessidade de proceder com uma limpeza mais pesada.

 

2. Mantenha as coisas no seu devido lugar

 

Na hora de preparar as refeições é normal que tenhamos que tirar vários objetos do lugar, especialmente os temperos. Na correria pode acontecer de derramar na bancada ou mesmo no chão.  Portanto, quanto menos tempos ficarem fora do lugar, menores os riscos de causar sujeira.

 

Além disso, quanto mais vasilhas ficarem espalhadas, mais desorganizado o espaço vai ficar. Sem contar que o uso de tudo o que está na frente é mais fácil do que buscar uma vasilha no armário.

 

Dessa forma, manter a cozinha organizada ajuda a evitar pequenos acidentes e ao mesmo tempo aumentar a quantidade de serviço.

 

3.  Não deixe que as vasilhas se acumulem na pia

 

Essa dica é uma das mais importantes para quem deseja manter a cozinha sempre limpa. Lave as vasilhas sempre após o uso. Converse com os moradores da casa para que isso seja uma regra válida para todos.

 

Além de interferir na limpeza da cozinha, deixar que as vasilhas se acumulem na pia resulta em um ambiente desorganizado e se torna uma isca para insetos. Dessa forma, até mesmo a saúde das pessoas é colocada em risco.

 

4. Use produtos específicos para limpeza da cozinha

 

Essa é uma dica que contribui para um resultado muito mais eficaz, uma vez que a fórmula foi desenvolvida especialmente para auxiliar na remoção da gordura e sujeiras mais resistentes, seja dos eletrodomésticos ou do chão.

 

Adquira produtos para diferentes finalidades. Pode ser um para limpeza do dia a dia e outro para limpeza pesada. Esse último pode ser usado naqueles dias que você prefere dar uma faxina na cozinha.

 

Toalha mágica, pano multiuso, luvas e um bom pano de chão também são grandes auxiliares na hora de remover a sujeira e a gordura.

 

5. Divida a responsabilidade de manter a cozinha limpa com todos os moradores da casa

 

Muito mais que ajudar a lavar as vasilhas após o uso, é fundamental que todos os moradores colaborem com a limpeza e manutenção da cozinha. Portanto, comunique essa necessidade, ressaltando a importância de manter a cozinha sempre organizada.

 

Uma dica para auxiliar nesse momento é produzir pequenos lembretes e colocá-los em locais estratégicos da cozinha. Dessa forma, os comunicados serão reforçados e sua cozinha ficará ainda mais limpa e organizada. Sem falar, que não haverá sobrecarga para uma só pessoa.

Conclusão

 

Embora a limpeza de toda a casa seja necessária, não há como negar que a cozinha merece atenção especial. Além de ser um espaço bastante utilizado, é nela que os alimentos são preparados. Portanto, é preciso cuidar dele com bastante carinho e capricho.

 

No entanto, essa tarefa não pode ser desempenhada apenas por uma pessoa. Todos os moradores devem colaborar e assim garantir que a cozinha e os demais cômodos da casa fiquem sempre limpos e organizados.

Estamos no Google News
Melina Lemos

Melina Lemos

Melina Lemos, paulista com a formação em Design de Interiores conseguiu aliar a beleza, a arte e a praticidade na elaboração dos projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.