Como escolher a paleta de cores de sua casa

As cores têm um grande impacto no dia a dia das pessoas e, ao contrário do que se pensa, vão muito além da estética. Isso porque, dependendo da combinação, elas podem promover maior aconchego, tranquilidade e relaxamento, além de contribui com sua produtividade e melhorar o foco. Justamente por isso, muitos que adquirem um apartamento com a imobiliária decidem pintar os ambientes, a fim de personalizá-los de acordo com seus gostos pessoais e necessidades e claro, verba disponível. Por falar em verba, se você é aposentado e pensa em redecorar ou reformar sua casa ou apartamento, foi aprovada a revisão da vida toda, um benefício que permite elevar a aposentadoria mensal, mediante alguns critérios a serem avaliados. Para saber se você ou algum conhecido aposentado tem direito a solicitar a revisão, o ideal é contatar um advogado previdenciário para avaliar seu caso.

 

Contudo, o ideal é criar uma paleta de cores para a decoração, pois assim você terá ambientes mais harmônicos e sofisticados. Mas, sabemos que não é todo mundo que sabe como fazer isso e, portanto, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas imperdíveis de como escolher a paleta de cores para seu apartamento.

 

Considere seu gosto pessoal

 

O primeiro passo é levar em consideração suas preferências em relação às cores. Afinal, de nada adianta optar por cores que estão na moda, mas que você não se identifica. Sendo assim, liste quais são as suas preferidas e anote também as que você não gosta. Com certeza esse passo simples irá te ajudar na hora de tomar as decisões. Além disso, peça a colaboração dos outros moradores, para deixar o imóvel ainda mais personalizado.

 

Avalie o estilo da decoração

 

Outro ponto importante é considerar o estilo da decoração dos cômodos, pois cores muito vibrantes não combinam com uma decoração clássica, por exemplo. Sendo assim, é importante que as tonalidades complementem o decór e não destoem da proposta inicial. Nesse sentido, para quem prefere o minimalismo, o ideal é apostar em cores claras e sóbrias, como branco, bege e cinza. Já para uma decoração moderna e descontraída, cores quentes e vibrantes são ótimas pedidas.

 

Pesquise sobre o significado das cores

 

Segundo a psicologia das cores, cada uma pode provocar sensações e transmitir sentimentos diferentes. Sendo assim, você deve escolher a paleta pensando no que deseja para cada ambiente. Por exemplo, para os quartos, o ideal é apostar em uma paleta em tons de azul e brando, visto que trazem tranquilidade e equilíbrio. Já na sala, onde você recebe os convidados, tons mais quentes ajudam a estimular e energizar o local, promovendo conversas enriquecedoras.

 

Faça testes

 

Antes de sair comprando as tintas e acessórios para sua nova casa, faça testes e simulações. Hoje em dia existem diversos sites e plataformas on-line que permitem simular como ficaria o ambiente da forma que você deseja. Dessa forma, você consegue visualizar o que realmente combina com o local, garantindo escolhas mais adequadas, além de evitar prejuízos desnecessários.

 

Conheça o círculo cromático

 

O círculo cromático é uma excelente ferramenta para te ajudar a criar combinações harmonias para seu novo lar. O ideal é você escolher a sua cor preferida e fazer sua harmonização com as diferentes possibilidades que ela apresenta. Dessa forma, você consegue usar de formas variadas, não enjoando dos tons e garantindo sofisticação. Por exemplo, as combinações análogas e contrastastes são excelentes, sendo que as primeiras são as que ficam mais próximas de sua cor preferida. Já as contrastantes são as que ficam em lados opostos.

 

Pesquise tendências

 

Outra dica para te ajudar a escolher as cores, é pesquisar pelas tendências de mercado, visitando lojas especializadas e acompanhando as redes sociais de profissionais de arquitetura. Contudo, lembre-se que nem sempre o que está na moda é o que você gosta e não há nenhum problema em não seguir as tendências. Mas, dessa forma, você consegue entender melhor quais são seus gostos e identificar o que deseja para seu novo lar.

 

Tenha referências

 

Por fim, mas não menos importante, existem muitas referências disponíveis na internet, como sites de imagem, além das redes sociais, como Instagram, Pinterest e Tik Tok. Sendo assim, navegue por esse universo e comece a salvar tudo aquilo que lhe agrada. Depois, você pode fazer uma seleção do que mais se identifica e conseguir montar sua paleta com mais facilidade.

 

Varie na paleta de cada cômodo

 

Por fim, mas não menos importante, devemos lembrar que não é regra escolher uma única paleta para toda a casa. Inclusive, existem muitas opções disponíveis no mercado de cores e você pode escolher paletas diferentes para cada cômodo e promover as sensações desejadas. Obviamente, é importante que os tons escolhidos dialoguem, mas isso não significa que precisam ser os mesmos em todos os lugares. Justamente por isso, indicamos o uso do círculo cromático anteriormente.

 

Então, com as dicas do post de hoje, temos certeza que será mais fácil escolher sua paleta de cores para o apartamento. Mas, lembre-se de fazer testes e simulações antes de comprar todas as tintas, a fim de evitar prejuízos desnecessários. Além disso, contar com a ajuda de profissionais especializados também pode ser uma boa pedida para garantir a escolha certa para seu lar.

Escrito por

Melina Lemos

Melina Lemos, paulista com a formação em Design de Interiores conseguiu aliar a beleza, a arte e a praticidade na elaboração dos projetos.