Como Melhorar a Aparência da Grama Deixando Ela Verdinha

Todos que optaram por ter em suas casas um quintal bem organizado ou um jardim em algum momento já se perguntaram como ter a grama verde e como mantê-la verde o ano inteiro, coisa que não é tarefa fácil.

Para te ajudar, trouxemos uma série de dicas para que você possa não apenas manter sua grama com a melhor aparência possível, mas também mantê-la saudável e livre de pestes diversas.

O que fazer para melhorar o gramado?

O que fazer para melhorar o gramado
Foto de Canva Pro

Infelizmente, não há uma receita de bolo para esse tipo de situação e existem abordagens diversas que podem ser tomadas para melhorar a aparência do seu gramado.

No geral, tudo depende do que está a causar a má aparência da sua grama.

Por exemplo, um gramado pode estar seco por sofrer com falta de água e de nutrientes.

Curso Horta em Casa

Nesse caso, seria interessante usar de adubos diversos e regar a grama regularmente e no horário adequado, sempre antes das dez da manhã ou depois das quatro horas da tarde.

Além disso, no inverno o gramado também exige cuidados a mais, especialmente se você vive em regiões que costumam ter geada.

Para proteger sua grama, você pode cobri-la com uma fina camada de terra fértil – que ainda mantenha as folhas expostas -, para servir como um isolante térmico.

Curso Horta em Casa

Como corrigir irregularidades no gramado?

Como corrigir irregularidades no gramado
Foto de Canva Pro

As irregularidades no jardim podem ser corrigidas por meio de uma poda mais frequente, e nunca baixa demais, além de um trabalho de fertilização e nutrição do solo para que a grama possa crescer mais forte.

É importante tomar cuidado também com o pisoteamento. Uma grama que for pisoteada com frequência pode ficar seca, frágil, e passar a crescer diferente da grama ao redor, ou mesmo nem crescer.

Plantas daninhas também podem causar irregularidades, seja por sugarem os nutrientes da grama, seja por crescerem demais, o que dá para o gramado uma aparência de descuido.

Para se prevenir, arranque quaisquer outras plantas que surjam no seu gramado e garanta que arrancou também a raiz, para que a planta não torne a crescer.

Como melhorar a aparência da grama?

Como melhorar a aparência da grama
Foto de Canva Pro

Para que sua grama mantenha a boa aparência é muito importante manter o gramado sempre limpo, irrigá-lo com água e podar regularmente.

Além de ficar sempre atento para a presença de insetos e pragas.

Se mesmo assim a sua grama não chegar na aparência que você deseja, um método muito comum acerca de como ter a grama verde em casa também é usar corante verde atóxico e biodegradável para dar um melhor aspecto para a sua grama.

Qual o melhor adubo para a grama?

Qual o melhor adubo para a grama
Foto de Canva Pro

O melhor tipo de fertilizante para a sua grama vai depender das necessidades do solo onde você a plantou.

Um solo muito ácido, por exemplo, não deve ser fertilizado com adubos com forte presença de ácido, e devem passar por uma correção de pH.

De modo geral, adubos de ação estimulantes e específicos para grama com alta presença de vitaminas vão ajudar a sua grama não apenas a crescer mais, como também crescer forte e saudável.

Adubos naturais, feito cascas de frutas e outros tipos de material orgânico, também podem ser utilizados – no entanto, talvez isso afete um pouco a aparência do seu gramado, o que pode ser algo indesejado para muitas pessoas.

Por fim

Agora que você sabe como ter a grama verde, mãos à obra! Use todas as dicas aqui para manter seu gramado sempre forte e bonito.

E na hora de comprar os produtos para te ajudar nessa tarefa, acesse o site da Rigrantec – lá, você encontra tudo para o seu gramado e muito mais!

Escrito por

Jadson Barbosa

Sou criador do Sua Melhor Decoração. Minha experiência se inicia no comércio de materiais de construção civil, onde desenvolvi uma compreensão aprofundada dos alicerces que formam um lar. Unindo isso ao meu conhecimento no universo digital, dedico-me a compartilhar dicas e ideias no campo de casa e decoração.