Mercado de imoveis de alto padrao barato Mercado de imóveis de alto padrão se manterá aquecido

O mercado de imóveis de alto padrão tem boas expectativas para 2022. Inclusive, estima-se que o ano termine com um saldo positivo, mesmo com fatores que indicam a desaceleração da economia brasileira até o terceiro trimestre.

O mercado de imóveis residenciais que, em 2021, registrou um crescimento histórico na casa dos 226% em lançamentos quando comparado com 2020, se manterá em alta, porém, com um ritmo mais tímido.

Segundo a quarta edição do Indicador de Confiança do setor imobiliário residencial, as expectativas para lançamentos e aquisição de terrenos sinalizam um crescimento para o setor.

Mercado de imoveis de alto padrao barato Mercado de imóveis de alto padrão se manterá aquecido
Foto de pexels

Além disso, a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias acredita também que a elevação dos preços dos imóveis pode aquecer o mercado e oferecer mais oportunidades, principalmente, porque os preços praticados por metro quadrado são inferiores quando comparado com o mercado internacional.

Um dos motivos do aquecimento do mercado de imóveis de luxo é que, cada vez mais, as pessoas estão em busca de mais conforto em moradias, espaços amplos e praticidade, principalmente, por conta do período de isolamento em razão da pandemia do Coronavírus.

Sendo assim, a estimativa é que até o final do ano esse mercado ganhe ainda mais destaque e se mantenha forte.

Mercado de imóveis de luxo: crescimento de 14% nos dois primeiros meses

De acordo com dados constam de pesquisa feita pela consultoria Brain — Inteligência Estratégica, o mercado imobiliário de luxo e alto luxo registrou um aumento de 14%, nos dois primeiros meses deste ano em comparação a janeiro e fevereiro de 2021.

O total das unidades chega na casa das 787 unidades. O volume de vendas no período também apresentou um crescimento de 3,9% no período.

Esse aumento torna-se mais significativo, porque no primeiro bimestre do ano passado, o cenário econômico no Brasil era mais favorável aos melhores empreendimentos imobiliários, por conta da queda da taxa Selic, que chegou a 2%, a mínima histórica de 2%.

Cenário do mercado imobiliário para imóveis alto padrão

Nos últimos anos, as construtoras, imobiliárias e instituições bancárias se beneficiaram com esse aumento de contratações de financiamento e lançamentos imobiliários. Além disso, a internet tem papel fundamental no crescimento do mercado de imóveis de alto padrão.

Mesmo em anos de pandemia, o mercado imobiliário bateu recordes, com aumento nas contratações de financiamentos e crescimento significativo nos lançamentos imobiliários.

Mercado de imoveis de alto padrao Mercado de imóveis de alto padrão se manterá aquecido
Foto de pexels

O motivo desse cenário foi a queda na taxa básica de juros, a Selic, que chegou a 2%, a mais baixa de sua história.

Isso aconteceu porque a taxa Selic tem impacto direto nas taxas de contratação de crédito, diminuindo os custos para financiar imóveis.

Isso porque, hoje em dia, as buscas por imóveis acontecem intensamente nos canais online, que oferecem experiências personalizadas para que os futuros compradores possam adquirir o imóvel do seu sonho de um jeito fácil, seguro e rápido.

Nesse sentido, plataformas como a plataforma Urbay chega ao mercado justamente com essa finalidade: facilitar o acesso às melhores opções de casa para morar ou investir.

Vimos centenas de empreendimentos imobiliários de alto padrão, com a proposta de conectar compradores com construtoras e incorporadoras de todo o Brasil, facilitando a negociação e garantindo a segurança que todos os envolvidos necessitam.

Escrito por

Mariana Oliver

Mariana vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas.