7 dicas para decorar sua casa na montanha

Uma casa na montanha é com certeza o sonho de boa parte das pessoas. Afinal, encontrar um espaço junto à imobiliária para relaxar nos dias de folga ou até mesmo para morar com conforto e aconchego não é nada mal, não é mesmo? No entanto, depois de enfim escolher a casa ideal, outras preocupações surgem, como por exemplo a decoração, que deve ser pensada com cuidado a fim de promover a sensação de acolhimento, mas sem deixar de lado a beleza e sofisticação.

 

Portanto, se você está em dúvida sobre a decoração de sua casa na montanha, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e veja 7 dicas para te ajudar.

 

  1. Defina o estilo

 

Para a casa na montanha, existem dois tipos de decoração que são mais utilizadas: a rústica e a industrial. Na primeira, a madeira é o elemento principal, presente em móveis, itens decorativos e estrutura da casa. Além de conversar muito bem com a natureza, ela também promove sofisticação e elegância. Já a decoração industrial é mais utilizada em ambientes urbanos, mas quando combinada com uma casa na montanha cria um charme diferenciado. Para isso, é importante criar as combinações certas, como os detalhes em metal, vigas e estruturas expostas, cimento queimado e couro, que conversam muito bem com a madeira, inclusive.

 

  1. Madeiras e pedras

 

Para deixar o espaço com cara de casa na montanha, uma boa dica é apostar em materiais como madeira e pedras na decoração. Independente se forem naturais ou artificiais, eles trazem a natureza para dentro do imóvel. Contudo, se possível, prefira sempre os materiais originais. Nesse sentido, o piso de madeira é perfeito para regiões mais frias, pois confere conforto térmico, assim como possui excelente durabilidade. Além disso, as pedras combinam muito bem e podem ser utilizadas com acessórios de decoração, como vasos, porta-canetas, luminárias, esculturas, etc,

 

  1. Decoração com animais

 

Para trazer a natureza ainda mais perto de você, uma boa opção é incluir elementos que remetam aos animais. Inclusive, hoje em dia, graças à tecnologia não é mais necessário utilizar couro ou cabeças de animais de verdade. Portanto, opte por tapetes de pele e pelos artificiais, que possuem alta qualidade e durabilidade, da mesma forma que existem opções de cobertas e demais acessórios produzidos com lã orgânica. Se quiser incluir a tradicional cabeça na parede, dê um toque de humor, com uma pelúcia, gesso ou até mesmo impressão 3D.

 

  1. Tons terrosos e detalhes coloridos

 

Tons terrosos, como bege, marrom, caramelo, terracota, areia e verde musgo harmonizam muito bem com o ambiente de montanha. Portanto, essas cores podem estar presentes no estofado dos sofás e poltronas, tampo da mesa, nos vasos e nas mesinhas de centro. Para os detalhes, é possível apostar em cores mais alegres, como nas almofadas, flores, quadros, vasos, etc. Em relação às cortinas, tons pastéis são ideais, sendo que os tecidos mais utilizados são sisal, palha e fibra.

 

  1. Aproveite a iluminação natural

 

A decoração da casa na montanha precisa valorizar o que está em volta, sendo que a luz natural é um dos principais elementos. Portanto, analise os cômodos para aproveitar ao máximo a entrada de luz durante o dia, especialmente quando eles contam com janelas grandes de vidro. Dessa forma, você garante a iluminação natural adequada durante o dia, economizando com luz artificial, além de tornar os ambientes mais aconchegantes e confortáveis aos olhos. Durante à noite, use luminárias de luz amarela para criar um clima mais aconchegante, investindo sempre em lâmpadas de LED, pois são mais econômicas a médio prazo e duráveis.

 

  1. Invista no revestimento

 

O revestimento e acabamento de paredes têm grande destaque nos ambientes, principalmente nos cômodos principais. Sendo assim, as opções mais indicadas para uma casa na montanha são tijolinho rústico aparente, assim como painéis de madeira e paredes de pedra natural, que citamos anteriormente. Inclusive, elas combinam tanto com uma decoração rústica quanto industrial.

 

  1. Área externa

 

Por fim, mas não menos importante, a área externa também deve seguir o mesmo padrão de conforto do interior. Se a casa na montanha tiver uma piscina, invista em boas espreguiçadeiras para as pessoas relaxarem perto da água e apreciarem a vista. Além disso, em espaços cobertos, como as varandas, aposte em redes e poltronas confortáveis, voltadas para o pôr do sol. Ainda que sejam detalhes simples, com certeza irão deixar sua casa na montanha mais aconchegante para receber amigos e família.

 

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você irá decorar sua casa na montanha com maior facilidade e prazer. Contudo, para garantir as escolhas certas em seu novo imóvel, nossa dica é contar com a ajuda de profissionais especializados, como o arquiteto ou designer de interiores. Dessa forma, você garante um projeto totalmente personalizado de acordo com suas necessidades demandas, preferências e, claro, orçamento.

Estamos no Google News
Melina Lemos

Melina Lemos

Melina Lemos, paulista com a formação em Design de Interiores conseguiu aliar a beleza, a arte e a praticidade na elaboração dos projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.