Cozinha rústica: 3 dicas para você decorar a sua

O rústico deixou de ser destinado apenas para as casas de campo e se tornou um estilo comum em todos os lugares. Ele remete a vida mais simples e é repleto de inspirações na natureza, como o uso da madeira.

Mesmo um apartamento em uma grande metrópole pode ficar incrível com uma decoração rústica, veja algumas dicas que como deixar sua cozinha impecável:

Conte com eletrodomésticos

Não é porque o ambiente é rústico que as modernidades não podem fazer parte, elas inclusive são recomendadas.

Quem tem a oportunidade de possuir um fogão a lenha tem um item incrível para usar ocasionalmente, mas o fogão tradicional deve estar presente para agilizar o processo do dia a dia, inclusive em um tamanho menor como o cooktop, que pode ser instalado em um balcão de madeira.

Se existem os avanços da tecnologia, eles devem ser usados a nosso favor para deixar a vida mais simples e as tarefas rápidas.

Até mesmo a linha inox, a mais chamativa e moderna, tem um espaço garantido e combina com o rústico, refrigere com estilo e aproveite as vantagens dos eletrodomésticos.

moveis de madeira Cozinha rústica: 3 dicas para você decorar a sua

Conte com elementos em madeira

A madeira é o maior atrativo em uma decoração rústica e pode ser usada de diferentes modos. Ao invés de optar por pedras para revestir pias e balcões, a madeira pode substituir, assim como fica perfeita em mesas e armários.

Se os móveis em madeira maciça, a mais emblemática de todas, não compensam no orçamento, os compensados e até o MDF podem contar com um acabamento que remete ao natural, deixando o local incrível. 

Até os utensílios podem ser mais rústicos e usados como parte da decoração da cozinha rústica, como talheres de madeira ou bambu, panelas de ferro e até canecas penduradas, igual ocorre em sítios e fazendas.

Os acabamentos também podem reforçar a presença da madeira, como os pisos e azulejos, com desenhos e relevos parecidos com o material.

Até mesmo as paredes únicas feitas com tábuas podem ser mais simples de instalar com azulejos, que ainda custam menos e duram por mais tempo no ambiente, afinal a umidade e a gordura estão sempre presentes.

cozinha rustica 3 dicas para voce decorar a sua Cozinha rústica: 3 dicas para você decorar a sua

Itens diferenciados na decoração rústica

Caneca de ágata

Usada em sítios e muito estilosa para manter exposta, é uma excelente opção para pendurar;

Panelas de ferro

Além de proporcionar um cozimento diferenciado, a panela de ferro é muito bonita para deixar a mostra;

Itens em cobre

As panelas de cobre podem até enfeitar, mas devem ser evitadas para cozimento. Usar tigelas, travessas e outros itens em cobre para o dia a dia e na decoração é um diferencial que combina com a cozinha rústica;

Iluminação amarelada

Apesar da cozinha ficar melhor com luzes brancas, as rústicas combinam com as amareladas que deixam o local mais aconchegante e favorecem as tonalidades da madeira.

O mais importante para ter uma decoração rústica de tirar o fôlego é apostar na criatividade e aliar objetos modernos e clássicos, mas que condizem com o cômodo.

Estamos no Google News
Mariana Oliver

Mariana Oliver

Mariana vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.