8 ideias para organizar seu closet

Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é comum ter dificuldade para colocar tudo no lugar após a mudança. Afinal, mesmo quem diz não ter muita coisa, sempre se assusta quando precisa organizar tudo. Nesse sentido, as roupas são uns dos elementos principais que pesam no momento da arrumação, visto que as utilizamos todos os dias e precisam estar em ordem. Isso porque, mais do que a estética do ambiente, isso ainda ajuda a poupar tempo e dinheiro, pois não irá precisar ficar procurando por horas uma peça perdida ou comprar uma parecida, simplesmente por não lembrar que a outra estava ali.

 

No entanto, sabemos que organizar o closet do quarto não é uma tarefa fácil e, justamente por isso, pensamos no post de hoje para te ajudar. Portanto, continue acompanhando até o fim e veja 8 ideias para arrumar o seu.

 

  1. Desapegue

 

Aproveite que está colocando tudo em ordem após a mudança e comece a separar roupas que não usa mais, destinando para doação aquelas que estão em bom estado. Dessa forma, você reduz a quantidade de peças, sendo capaz de manter a organização com maior facilidade, além de abrir espaço para novos itens. Lembre-se que apego nunca é bom, principalmente com roupas que estão guardadas há anos e você jura que vai usar no próximo dia ou evento.

 

  1. Organize as roupas íntimas

 

Não pense que por serem peças que não são vistas, as roupas intimas podem ficar espalhadas de qualquer jeito em sua gaveta. Existem formas muito práticas de colocá-las em ordem, evitando que fiquem amassadas ou até mesmo que estraguem. Aqui, é possível investir em caixas para closets com divisórias, como colmeias. Além disso, os sutiãs precisam de maior cuidado para que o bojo não estrague, sendo recomendado mantê-los enfileirados e abertos.

 

  1. Dobre as roupas sempre com o mesmo tamanho

 

Roupas que não amassam devem ser dobradas sempre do mesmo tamanho, pois isso facilita de forma significativa no momento de empilhar as camisetas, ao mesmo tempo que promove um visual mais agradável e extremamente prático ao espaço. Além disso, separar as peças por cor, estampa ou tecido cria maior harmonia, assim como facilita no processo de escolher a composição que irá criar.

 

  1. Coloque etiquetas

 

Para quem possui muitas peças, as etiquetas de identificação facilitam demais na hora de encontrar ou colocar a roupa de volta no lugar, especialmente para quem não tem esse hábito. Aqui, você pode utilizar adesivos discretos para identificar o que está guardado em cada espaço, ajudando não apenas o seu dia a dia, como também de outros integrantes da família. Afinal, com isso, não haverá mais a desculpa clássica de não saber onde guardar.

 

  1. Padronize os cabides

 

Outra boa ideia para seu closet ficar mais harmônico é a padronização de cabides, pois além da estética mais agradável, isso também facilita no momento de encaixá-lo no varão. Para casacos, ternos e roupas de festa, é importante usar cabides específicos, pois conservam melhor os tecidos frágeis, evitando, portanto, possíveis deformidades. Por mais que sejam diferentes e possam alterar um pouco o visual do closet, valem a pena.

 

  1. Invista em organizadores

 

Existem diversos organizadores específicos para closets, como as caixas, colmeias dos mais diferentes tipos e encaixes, etc. Isso porque, eles são capazes de manter o visual em ordem, além de facilitar no momento de guardar uma peça ou encontrá-la em meio a tantas outras. As caixas para closet são extremamente versáteis e você pode separá-las por cor ou etiquetar cada uma para encontrar o que precisa com maior facilidade. Além disso, se não quiser colocar tudo em caixas, preze por utilizar, pelo menos, as colmeias para peças menores, como lingerie, meia, gravata, etc.

 

  1. Espaço especial para bolsas e sapatos

 

Para quem tem uma boa variedade de bolsas e sapatos, o ideal é separar um espaço especial para eles no closet. Inclusive, se possível, guarde as bolsas em sacos de pano para mantê-las ainda mais protegidas. Já os sapatos, dependendo do modelo, podem ser guardados lado a lado ou um pé na frente do outro. Contudo, independente do que escolher, eles precisam estar sempre limpos e em lugares respiráveis.

 

  1. Mantenha a organização em dia

 

Por fim, mas não menos importante, é essencial manter a organização do closet para evitar novas arrumações desnecessárias e, claro, facilitar seu dia a dia. Sendo assim, sempre que tirar uma roupa do lugar, depois de usar, devolva-a na mesma posição e dobra. Dessa forma, você cria o hábito e garante todos os benefícios da organização.

 

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você será capaz de organizar seu closet com muito mais facilidade. Mas, lembre-se que tão importante quando arrumá-lo também deve-se manter a ordem. Dessa forma, você evita precisar perder tempo com uma arrumação completa novamente, além de deixar o dia a dia mais prático e funcional.

Estamos no Google News
Melina Lemos

Melina Lemos

Melina Lemos, paulista com a formação em Design de Interiores conseguiu aliar a beleza, a arte e a praticidade na elaboração dos projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.