Como escolher a escada de sua nova casa?

As escadas são essenciais para comunicar espaços de níveis diferentes dentro de uma casa ou apartamento. Então, por mais que sua função seja a mesma, existem variados estilos e modelos disponíveis no mercado, com diversos desenhos e materiais. Sendo assim, é comum que ao encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, você deseje realizar algumas alterações em seu design, ou ainda dicar em dúvida caso esteja construindo uma casa do zero, a fim de garantir a opção que mais se adequa aos seus gostos pessoais.

 

Nesse sentido, é fundamental ter atenção no momento de escolher a escada ideal, pois sua estrutura pode valorizar ainda mais os ambientes, assim como otimizar a organização dos espaços. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com algumas dicas para escolher a escada de sua nova casa.

 

Tipos de escada

 

A boa notícia é que existem diferentes tipos de escada, como as de um lance, com guarda-corpos, em formato de “L” e “U”, caracol, assim como modelos mecânicos. Portanto, saiba que você com certeza irá encontrar uma opção que se encaixe em seu projeto. Para isso, é importante analisar a que melhor se adapta no ambiente, entendendo que, em estilos que tenham guarda-corpo, a necessidade de espaço será maior.

 

Os modelos em “L” são ótimos para ambientes menores, pois conseguem aproveitar melhor o local. Como o próprio nome sugere, a escada muda de direção e segue outro lance em linha horizontal, criando o formato da letra L e construída, na maioria das vezes, em cantos de parede.

 

Já as escadas em “U” também são muito recomendadas para ambiente pequeno, desde que tenha o pé-direito alto. Da mesma forma que o modelo anterior, esse também muda de direção, mas em vez de a curva ser acentuada no estilo horizontal, ela interrompe o caminho e retorna para o sentido inicial. Dessa forma, os lances se conectam por um patamar e seguem direções contrárias.

 

Por outro lado, a escada caracol é composta por uma coluna central, responsável por suportar todos os degraus que a circulam, sendo a melhor opção para ambientes pequenos ou para quem quer um efeito diferenciado. Como não exige muito espaço para a instalação, pode ser construída em vão redondos, quadrados, em ambientes internos e externos, assim como no centro de um cômodo.

 

Materiais

 

Existem diversos tipos de materiais que podem ser usados para construir uma escada, como madeira, concreto, ferro, aço e até mesmo vidro. Aquelas desenhadas em cimento são revestidas com cerâmica ou porcelanato, na maior parte dos casos, com cores e estilos diferentes dos utilizados em outros ambientes. Os degraus, então, podem ser feitos com vidro temperado, madeira com ferramentas para marcenarias ou ferro, dependendo, principalmente, do estilo de decoração de sua nova casa.

 

Já as escadas em madeira são produzidas por carpinteiros, garantindo a segurança e funcionalidade estrutural do item. No entanto, devem ser feitas totalmente sob medida para que o espaço seja aproveitado da melhor maneira possível. Da mesma forma, escadas de metal também exigem atenção, principalmente pelo fato de sua estrutura não poder, de forma alguma, ser alterada por oscilações de temperatura.

 

Quando falamos de escadas de aço inoxidável com vidros, são modelos esteticamente agradáveis e elegantes. Justamente por isso, o custo é mais elevado, sendo também mais resistente e combinando com qualquer tipo de ambiente.

 

Portanto, como falamos, a escada deve ser escolhida de acordo com o estilo de decoração para garantir harmonia e beleza.

 

Corrimão

 

O corrimão é um item de segurança obrigatório, além de contribuir significativamente para o design da escada e decoração do espaço. Justamente por isso, é importante escolher com bastante atenção e cuidado. Opções em inox e vidro são ótimas para quem quer um visual clean e despojado, sendo que a madeira é mais voltada para decorações rústicas e aconchegantes.

 

Estilo

 

O estilo da escada precisa refletir a decoração de sua nova cada, não devendo ficar fora do contexto local. Sendo assim, para casas com estilo industrial, uma escada de aço pintada de preto e corrimão linear é a melhor pedida. Já para ambientes clássicos, a escada de madeira com acabamento natural ou pintada de branco será excelente.

 

Iluminação para escada

 

Iluminar a escada é uma ótima opção para deixar a decoração mais agradável e bonita. Para isso, o ideal é utilizar lâmpadas distribuídas bem próximas de cada degrau ou embutidas nas paredes. Mas, além de contribuir com a estética, a iluminação ainda é funcional, pois ajuda a se locomover durante à noite. As mais indicadas são lâmpadas pequenas de iluminação indireta.

 

Então, agora que você conhece melhor os tipos de escada, materiais, estilo e itens que pode incluir para torná-la ainda mais bonita, já pode conversar com o arquiteto responsável pela obra. Obviamente, ele poderá indicar as melhores alternativas para seu espaço, mas ao entender um pouco sobre o assunto, você garante maior agilidade na escolha e, consequentemente, na execução do projeto.

Estamos no Google News
Melina Lemos

Melina Lemos

Melina Lemos, paulista com a formação em Design de Interiores conseguiu aliar a beleza, a arte e a praticidade na elaboração dos projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.