8 dicas para limpar e organizar a sua casa de forma prática e eficaz

Sabemos que manter a casa limpa e organizada nem sempre é fácil. Por mais que tenhamos a ajuda de diversos materiais de limpeza, nem sempre sabemos usá-los. Muitos deles inclusive, usamos em maior quantidade do que é necessário.

 

Afinal, quando pensamos em limpar, a quantidade parece algo que irá influenciar diretamente na qualidade, não é mesmo? Mas, nem sempre. E esta é a nossa primeira dica.

 

1- Saiba exatamente como usar cada produto de limpeza

 

Nem todo mundo tem o costume de ler os rótulos dos produtos de limpeza, e não vemos essa informação facilmente por aí, como por exemplo, a quantidade ideal para cada litro de água, ou para cada metro quadrado.

 

O que acaba passando despercebido por muitas pessoas, e você acaba definindo uma quantidade que parece ideal para você, mas pode estar desperdiçando produto. Fique atento a isso.

 

Além de economizar, você descobrirá que muitos produtos não exigem muita força braçal. Você pode deixar agir em cima da sujeira, pode misturar com água caso queira esfregar, etc. Vai depender do tipo de ambiente que você irá limpar, que sujeira irá remover.

 

2- Separe por cômodos os produtos que você irá usar

Geralmente saímos organizando tudo o que está mais evidente primeiro, para o ambiente parecer mais arrumado o quanto antes. Mas, lembre-se, quanto mais estratégico você for, menos tempo levará.

 

Se você também faz isso, experimente separar os produtos de limpeza que irá utilizar e coloque em baldes separadamente. Pois, nem tudo que você irá usar para limpar um ambiente, você irá usar em outros.

 

Fazendo essa separação por cômodos você facilitará sua locomoção com os produtos, e ainda manterá uma certa ordem no ambiente a ser limpo. Separe um rodo mágico para ter mais eficiência nos ambientes em que for pertinente usá-lo.

 

3- Esvazie gavetas e armários

 

Separe por categoria o que estiver nesses locais. Você pode separar 3 caixas. Uma para o que deve ser guardado, outra para o que deve ser doado e a última para o que deve ir para o lixo.

 

Eu sei que você pode estar pensando “Mais não tem nada para ser doado na minha casa”, e se for o caso, tudo bem. Mas lembre-se que muitas vezes guardamos coisas por mais de 1 ano sem usar, quando 6 meses já deveria ser o suficiente para doar.

 

Desapegue daquilo que você não usa mais, de roupas que você nem gosta, mas deixa lá de reserva, livros que nunca leu, acessórios, etc. Quanto mais espaço, mais organizado estará tudo. E abrir espaços não quer dizer que eles irão ficar vazios pra sempre, novas coisas ocuparão esses lugares logo.

 

4- Fracione a limpeza

 

Limpe um cômodo por vez, e comece de trás para frente. Se a sua casa tem 2 ou mais andares, comece pelo andar de cima. Dessa forma você irá terminar a limpeza sem ter que retornar nos primeiros cômodos para recolher sacos de lixo ou os produtos que usou.

 

5- Limpe no sentido horário

 

Essa técnica simples vai te ajudar a ser mais organizado na hora da limpeza. Antes de levantar tudo, recolher objetos, etc. Saiba que quanto mais organização houver, mais rápido você irá terminar. Essa é uma ótima técnica para você manter a ordem enquanto limpa tudo.

 

Quanto menos bagunça você fizer, mais motivação terá em terminar a sua limpeza. Use e abuse dessa e de todas as outras dicas. Além de tudo, você irá terminar a limpeza do lado oposto, sem ter que passar várias vezes por cômodos que já limpou ou ainda vai limpar.

 

6- Coloque tudo em sacolas e caixas

Como comentei acima, quanto menos bagunça você gerar, mais rápido irá terminar. Muitas pessoas fazem mais bagunça ainda na hora de fazer a limpeza.

 

Ao invés de sair jogando no chão o que não vai usar, o que precisa ir para o lixo, etc. Coloque os objetos em caixas e/ou sacolas. Aquilo que for lixo ou doação, assim que você terminar o ambiente, retire do local e encaminhe para o destino mais apropriado no momento.

 

7- Limpe a geladeira antes de guardar as compras

 

Adquira o hábito de limpar a geladeira antes de fazer as compras. Assim você já observa o que está faltando, e consegue armazenar com maior qualidade os produtos, principalmente os naturais.

 

Muitas vezes outros produtos acabam estragando por estar em contato com algum que já estava estragado, e depois fica mais difícil tirar o cheiro de dentro da geladeira.

 

8- Arrume a cama assim que levantar

 

Como é dito popularmente “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”. Manter esse hábito te ajuda a construir um ambiente organizado. O que diminui muito as chances de uma bagunça maior acontecer.

 

Conclusão

 

Manter a casa organizada não é uma função fácil. Por isso é preciso um plano de ação para mantê-la em ordem até que chegue o dia da faxina mais pesada, e para que essa, seja feita de forma rápida e fácil.

Estamos no Google News
Melina Lemos

Melina Lemos

Melina Lemos, paulista com a formação em Design de Interiores conseguiu aliar a beleza, a arte e a praticidade na elaboração dos projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.